Já fez LIKE no TVI Notícias?

Fed admite cortar taxas de juro ainda mais

Relacionados

Receio de recessão faz valer tudo para estimular a economia

A Reserva Federal norte-americana anunciou esta quarta-feira um corte de 50 pontos base na taxa de juro. Há oito dias, tinha sido decidido outro, de 75 pontos base. E pode não se ficar por aqui.

Fed baixa taxas de juro para 3%

PUB

Com o preço do dinheiro nos 3%, o presidente da Fed, Bem Bernanke, parece disposto a ir bem mais longe para impedir que os Estados Unidos entrem em recessão, como temem os investidores e os economistas dizem ser cada vez mais provável.

Num comunicado, o banco central da maior economia do Mundo justifica a decisão pelo facto de os mercados financeiros continuarem sob considerável pressão e o crédito ter ficado mais restritivo mais para empresas e famílias.

Outra das razões que está por detrás do novo corte é o abrandamento económico. «Os últimos indicadores mostram que a quebra no mercado imobiliário está a ampliar-se», refere, acrescentando que começa a notar-se também um abrandamento do mercado de trabalho.

Para o futuro, a Fed promete continuar atenta aos mercados financeiros e à evolução das previsões económicas, com o intuito de agir logo que se verifique necessário. Um sinal de que a entidade está disposta a ir mais longe na descida das taxas, para proteger a economia norte-americana.

Os mercados estão já a reagir, e bem, às novidades. O Dow Jones trepa 1,48% e o Nasdaq 1,83.

PUB

Relacionados

Últimas