Já fez LIKE no TVI Notícias?

Euribor seguem queda depois de BCE ter mantido juros

Relacionados

Indexante a seis meses próxima de quebrar barreira de 1,25%

As Euribor encerram esta semana com mais uma queda significativa, depois de, na quinta-feira, o Banco Central Europeu (BCE) ter decidido manter, como se esperava, a taxa de juro de referência para a Zona Euro, estável em 1%, o valor mais baixo de sempre.

A taxa a três meses está quase ao mesmo nível que a taxa directora, depois de ter baixado para 1,059%, enquanto que a taxa a seis meses, a mais usada em Portugal como indexante dos contratos de crédito à habitação, se encontra nos 1,277%. Já a taxa a um ano, desceu para 1,468%.

PUB

O presidente do BCE, Jean-Claude Trichet, disse após a reunião do Conselho de Governadores, que o actual nível de juros é adequado e que a inflação negativa temporária que se está a registar, não vai interferir na política monetária. Sinais de que as taxas não estão para subir tão cedo é também o facto de o BCE esperar que a economia continue fraca no resto do ano, embora menos do que no primeiro trimestre, e de que a retoma só chegará em 2010.

Houve mesmo membros do BCE que, ainda antes da reunião, afirmaram ser provável que os juros não sofram mais alterações até ao final do ano.

PUB

Relacionados

Últimas