Já fez LIKE no TVI Notícias?

OPA sobre a Portugal Telecom salva contas da Sonaecom

Relacionados

A Oferta Pública de Aquisição feita pela Sonaecom sobre a Portugal Telecom serviu para salvar as contas da empresa liderada por Paulo de Azevedo.

«A Optimus com o share de mercado que tem actualmente está no limite. Qualquer operador sem pelo menos 20% do mercado está no limite. Foram os cálculos feitos para se avançar com a OPA», adiantou João Barbosa, director-geral operadora de comunicações Radiomóvel, na apresentação da resposta da empresa a que preside à OPA.

Questionado sobre se faria sentido, com o fim de uma operadora, a TMN ou a Optimus, a entrada de uma nova no mercado, o responsável adiantou que «como é que alguém vai entrar no mercado se a Optimus que é bem gerida tem os resultados que tem?»

PUB

No entanto, alerta, «com dois operadores a situação ainda iria piorar», apesar de reconhecer que «Portugal só dá para dois operadores e meio». A questão está, explica, na posição da entidade reguladora.

«A nossa vida não tem sido fácil. Não sei se por culpa da ANACOM». A título de exemplo dão o tempo que tiveram de esperar para obter a licença para a rede fixa. «A lei diz que se deve dar a licença em cinco dias. A nós demoraram 12 meses». Realçam ainda que «nos é impossível aceder à banda larga, um dos motivos que nos trouxe para o mercado português».

Pedem, então, uma «regulação mais forte e mais séria».

Radiomóvel pode fechar portas

A manter-se o actual estado de situação, o fechar de portas pode ser uma alternativa.

«Estamos a falar de investimento estrangeiro, tecnologia de terceira geração que dá banda larga a todo o país, cria emprego qualificado e cumpre os objectivos de sistemas de informação do Governo». No entanto, a menos que a situação mude, «não está fora de causa para os accionistas fechar se a empresa não pode atacar o mercado para o qual foi constituído», referiu João Barbosa.

PUB

Investimento de 40 milhões em 2006

Enquanto a empresa aguarda por uma decisão, tem, para este ano, um investimento esperado de 40 milhões de euros, altura em que este chega os 130 milhões.

«O pico do fundig, de 150 milhões de euros, será alcançado em 2007», adiantou o director geral da radiomóvel.

A empresa, apesar de ter no seu business plan um target de 350 mil clientes, adianta que ainda está nos 10 mil, mas que ainda ambiciona alcançar um market share de 4%. Actualmente a rede em funcionamento permite atingir os 150 mil clientes.

Esperam ainda que o mercado tenha um crescimento exponensial em penetração da banda larga até 2009. «Hoje em dia é uma fracção, cerca de 5% em Portugal. Pela intenção de compra manifestada é um mercado muito interessante», adianta.

PUB

Relacionados

Últimas