Já fez LIKE no TVI Notícias?

Trabalhadores da PT querem mesmos direitos da Autoeuropa

Relacionados

A comissão de trabalhadores da PT está à espera de ser recebida pelo primeiro-ministro, José Sócrates, na expectativa de que seja dada à Portugal Telecom a mesma atenção que se deu à Autoeuropa.

Em declarações à «Agência Financeira», o responsável da Comissão de Trabalhadores da PT, Francisco Gonçalves, adiantou que «é importante que o primeiro-ministro receba a comissão e os sindicatos do maior grupo empresarial do pais, que investe em Portugal mais de 500 milhões de euros, muito mais que a Autoeuropa».

Os trabalhadores pretendem, ainda sensibilizar José Sócrates para o problema nacional das telecomunicações. «A Autoeuropa teve problemas e toda a gente falava nela. A PT é a que mais investe e não se fala assim tanto, no sentido do que se passa cá dentro, e portanto esperamos falar que o primeiro-ministro, sensibiliza-lo para o problema nacional das telecomunicações, que não é uma questão de conceito, é uma questão até patriótica da defesa deste grupo empresarial», adianta o responsável.

PUB

Esperam, assim, confrontá-lo com a responsabilidade, «se a solução vier a ser tomada pelo ministro do Estado com as prerrogativas legais que tem, será certamente responsabilizado perante o pais pela destruição do maior grupo empresarial português».

Francisco Gonçalves lembra ainda, que a Sonae anunciou a compra da PT, em que 100 acções eram adquiridas pela Sonaecom, e as restantes acções eram adquiridas pela Sonaecom BV, uma empresa instrumental, criada na Holanda, que vai dar como garantia do empréstimo de todas as acções que, hipoteticamente, vai comprar ao Santander espanhol, que vai deixar de pagar mais valias sobre a distribuição de dividendos. O primeiro-ministro tem de ser responsabilizado por estas coisas se tomar uma decisão que vai contra os interesses nacionais.

«Estamos a lutar pelos interesses nacionais, porque efectivamente a Sonaecom ainda não distribuiu dividendos. A PT está a distribuir dividendo bastante atractivos, de praticamente 5%, mas deste valor o Estado vai ficar com 20%, portanto a empresa prepara-se para distribuir dividendos de cerca de 500 milhões de euros, destes 100 milhões ficam no Estado, retido em imposto», justificou.

PUB

«A Sonae tem o seu projecto que não se enquadra naquilo que a PT se bate todos os dias, que é uma empresa tecnologicamente evoluída, economicamente forte e socialmente responsável.», adiantou o mesmo.

Francisco Gonçalves defendeu ainda que «não estamos a falar da PT como uma empresa perfeita mas temos que compara-la com aquilo que é o projecto alternativo, temos que rejeitar porque a Sonae não nos da estas condições. Em termos mencionais temos que comparar com as nossas congéneres europeias. Em termos nacionais comparo com aquilo que me estão a apresentar, e o que me estão a apresentar é bastante negativo, com muita pena minha para os 30 mil trabalhadores da Sonae».

«Nos na PT não estamos a trabalhar para o homem mais rico de Portugal e quem trabalha na Sonae está a trabalhar para o homem mais rico de Portugal», finalizou.

PUB

Relacionados

Últimas