Já fez LIKE no TVI Notícias?

OIT alerta para despedimentos ilegais em Portugal

Relacionados

Organização internacional diz que Sócrates está no bom caminho com medidas contra o desemprego

O director da Organização Mundial do Trabalho (OIT) em Portugal, Paulo Bárcia, considera, em entrevista à TSF, que o Governo de José Sócrates está no bom caminho para combater o desemprego e alerta para os perigos dos despedimentos ilegais.

A Organização Mundial do Trabalho (OIT) defende que o caminho para ultrapassar a crise é motivar a criação e a manutenção do emprego. Até sexta-feira, representantes de mais de 50 países vão estar reunidos em Lisboa naquele que é o primeiro encontro da organização desde o agravamento da crise.

PUB

Neste contexto, Paulo Bárcia considera que algumas medidas tomadas pelo Governo português são interessantes, como é o caso do «alargamento das estruturas de apoio aos desempregados» e dos incentivos «na procura activa de emprego».

Em Lisboa, a OIT quer também discutir o alargamento temporário do subsídio de desemprego, uma forma de apoiar os mais desprotegidos. «Se nada for feito neste domínio seguramente que parte dessa crise económica se transformará numa crise social», salienta Paulo Bárcia.

A OIT alerta para a necessidade de evitar despedimentos ilegais como forma de contornar a crise. Este responsável avisa que isso só é possível com um verdadeiro diálogo social.

«É dos interesses dos empresários os empregadores terem uma resposta conjunta em relação a esta crise, quer dizer aproveitar-se da crise para pequenas manobras de expediente para resolver alguns problemas que por outra via não eram resolvidos não nos parece ser a melhor forma de agir», defende o presidente da OIT em Portugal.

PUB

Relacionados

Últimas