Já fez LIKE no TVI Notícias?

UE: Durão defende políticas de imigração comuns

Relacionados

Presidente da CE mostrou-se confianta na aprovação de propostas apresentadas por Bruxelas

O presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, defendeu hoje, em Estrasburgo, que «é um absurdo» a União Europeia não ter uma política comum para a imigração, e manifestou-se confiante que os 27 adoptarão as propostas apresentadas por Bruxelas, noticia a Lusa.

«Num espaço de livre circulação, não faz sentido ter 27 políticas de imigração, é absurdo. É muito mais sensato e razoável ter uma abordagem comum. Penso que é uma questão de senso comum, e daí pensarmos que no fim haverá um consenso», afirmou Barroso, que falava numa conferência de imprensa em Estrasburgo, à margem da sessão plenária do Parlamento Europeu.

PUB

A Comissão Europeia apresentou hoje uma proposta de política integrada de imigração que contempla a atribuição de um «cartão azul», uma autorização de residência e trabalho especial, que visa «atrair» trabalhadores qualificados oriundos de países terceiros, tradicionalmente mais tentados a rumar aos Estados Unidos, Canadá e Austrália.

Esta proposta será agora discutida pelos 27, a nível do Conselho, e a Comissão, pela voz de Barroso e do comissário Franco Frattini, disse hoje acreditar que a Cimeira de chefes de Estado e de Governo em Dezembro, na recta final da presidência portuguesa da UE, dará a sua «luz verde» ao pacote de propostas de política de imigração apresentado pela Comissão.

«Acreditamos que há largo apoio a estas propostas. Haverá discussões mas estamos confiantes. E estamos porque acreditamos que seria absurdo manter a actual situação», disse Barroso.

A Comissão sublinha que os imigrantes qualificados representam apenas 0,9 por cento dos trabalhadores na União Europeia, enquanto na Austrália significam 9,9 por cento da força de trabalho, no Canadá 7,3 por cento e nos Estados Unidos 3,5 por cento.

PUB

Relacionados

Últimas