Já fez LIKE no TVI Notícias?

Kosovo: polícia sérvia trava reservistas

Relacionados

Antigos combatentes pretendiam retirar placa que indica entrada no território

A polícia sérvia impediu este domingo centenas de reservistas do exército de se dirigirem para o Kosovo, que declarou independência há três semanas, onde pretendiam retirar a placa que indica a entrada no território, inaugurada horas antes, escreve a Lusa.

Os reservistas, antigos combatentes da guerra no Kosovo (1998-99), preparavam-se para abandonar a cidade de Kursumlija para se dirigirem ao posto fronteiriço de Merdare e retirarem uma placa onde está escrito «Bem-vindo à República do Kosovo».

PUB

A polícia sérvia impediu os reservistas de saírem da cidade, tendo-se registado alguns confrontos. Os reservistas dispersaram mas manifestaram a intenção de voltar na segunda-feira.

Sérvia: Presidente convoca eleições antecipadas

Sérvia: Governo caiu

O primeiro-ministro kosovar, Hashim Thaçi, esteve horas antes em Merdare para inaugurar a primeira placa com o novo nome do território, escrita em três línguas: albanês, sérvio e inglês.

Na cerimónia, Thaçi afirmou que a placa «simboliza a fronteira entre o passado e o futuro, o isolamento e a abertura de uma perspectiva de integração» e, numa referência indirecta à crise política na Sérvia, frisou que «o reconhecimento desta fronteira pela Sérvia será decisivo para o seu futuro europeu».

A independência do Kosovo provocou uma crise no governo de coligação da Sérvia que levou o primeiro-ministro, o nacionalista moderado Vojislav Kostunica, a anunciar este sábado a sua demissão e a convocação de eleições antecipadas.

Em causa estavam divergências entre os dois principais parceiros da coligação sobre a futura adesão da sérvia à União Europeia.

PUB

Relacionados

Últimas