Já fez LIKE no TVI Notícias?

Gripe suína: 20 casos suspeitos no Brasil

Relacionados

Nenhum caso confirmado. Contágios descem no México

O Ministério brasileiro da Saúde informou esta terça-feira que subiu para 20 o número de casos de brasileiros com suspeita de estarem infectados pelo vírus da gripe suína mas, até ao momento, nenhum caso foi confirmado, escreve a Lusa.

Os casos suspeitos estão a ser acompanhados nos Estados do Paraná (4), Minas Gerais (03), Amazonas (03), Santa Catarina (3), Rio de Janeiro (02), Rio Grande do Norte (02), Baía (2) e Pará (01).

PUB

As 20 pessoas visitaram recentemente os países afectados pela gripe suína e apresentam sintomas da doença mas nenhum caso teve ainda confirmação laboratorial. Dois pacientes que estavam a ser vigiados em São Paulo já tiveram a comprovação de que não foram contaminados com o vírus da gripe suína.

Nos aeroportos brasileiros, fiscais da Agência de Vigilância Sanitária (ANVISA) distribuem material informativo sobre a doença em inglês, português e espanhol.Alertas sonoros também estão a ser emitidos nos aeroportos, advertindo os passageiros que procurem os postos da ANVISA caso apresentem sintomas da gripe suína - febre alta, tosse, dor de cabeça, dores musculares e dificuldades respiratórias.

Actualmente, cerca de 6.000 passageiros desembarcam diariamente no Brasil provenientes do México, Estados Unidos e Canadá, em voos para as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Manaus, Salvador e Fortaleza.

Contágios descem no México

As autoridades mexicanas constataram esta terça-feira uma descida dos contágios por gripe suína e das mortes associadas ao vírus, que são já 152, enquanto os casos confirmados da doença se estendem pelo mundo, sempre a partir de pessoas que estiveram no México.

PUB

O vírus H1N1, que afecta sobretudo a população da capital federal mexicana, causou uma dezena de novos doentes declarados hoje em outros sete países: Estados Unidos, Canadá, Nova Zelândia, Espanha, Reino Unidos, Israel e Costa Rica.

Apesar de todos estes casos serem classificados de ligeiros pelas autoridades, a Organização Mundial da Saúde (OMS) solicitou a manutenção da vigilância perante a eventual evolução da epidemia para uma pandemia.

O vírus da gripe que assola o México continua a somar infectados em diversos países do mundo, sempre associados a turistas que estiveram recentemente em terras mexicanas.

Os Estados Unidos contabilizam 64 casos confirmados, Canadá oito, Reino Unido dois e Espanha dois.

PUB

Relacionados

Últimas