Já fez LIKE no TVI Notícias?

Líbia: rebeldes fazem assalto final a Trípoli

Relacionados

Rebeldes terão tomado a capital, sem resistência. Um dos seus filhos foi capturado e outro «rendeu-se»

Artigo actualizado às 23:59

Os rebeldes já controlam muitos distritos da cidade de Trípoli, segundo avançam várias agências e meios de comunicação internacional. E nas ruas encontraram pouca resistência por parte dos apoiantes de Khadafi.

PUB

Uma jornalista da Al Jazeera avança mesmo que a Guarda Presidencial de Khadafi se rendeu aos rebeldes, sem oferecer qualquer oposição.

Noutras cidades da Líbia, já nas mãos dos rebeldes como, por exemplo, Benghazi, a população saiu à rua para festejar o que parece ser o fim do regime de Khadafi.

Aliás, já é possível assistir a festejos, por parte da população, em algumas ruas de Trípoli. Essas imagens estão a ser transmitidas pela Al Jazeera.

O representante do Conselho de Transição avançou em entrevista à Al Jazeera, que um dos filhos de Khadafi, Saif Al-Islam tinha sido capturado. E, de acordo com a Reuters, outro dos filhos de Khadafi, Mohammed Al-Gaddafi entregou-se aos rebeldes.

Durante noite, Khadafi transmitiu várias mensagens ao povo líbio, através da estação de televisão. O ainda líder apelou ao povo para que fosse para a rua «salvar a cidade» e acusou os rebeldes de estarem a destruir «a linda cidade de Trípoli».

O paradeiro de Khadafi é, no entanto, desconhecido e ninguém sabe de onde estão a ser emitidas as suas mensagens.

PUB

O porta-voz do governo de Khadafi também fez uma longa declaração na estação de televisão estatal. No seu discurso afirmou que o regime que representava estava pronto para «negociações imediatas» e que só este domingo «tinham morrido cerca de 1300 pessoas» em Trípoli.

Um das jornalistas da Al Jazeera em Trípoli, explica que «cada vez mais rebeldes estão a chegar» para ajudar neste «último assalto».

O secretário-geral da NATO, Anders Fogh Rasmussen, perante os desenvolvimentos deste domingo já veio apelar para que a transição de poder «seja pacífica e imediata». Garantindo que a Aliança Atlântica está disposta a «ajudar» o Conselho de Transição a atingir esse objectivo.

Já esta tarde uma porta-voz da NATO tinha avançado que o regime de Muammar Khadafi podia entrar, este domingo, em «colapso», face à ofensiva rebelde sobre Trípoli.

PUB

Relacionados

Últimas