Já fez LIKE no TVI Notícias?

Sérvia: Presidente convoca eleições antecipadas

Relacionados

Chefe de Estado reage a demissão do primeiro-ministro, Kostunica

O Presidente sérvio, Boris Tadic, confirmou este sábado a convocação de eleições antecipadas no país após o anúncio da demissão do primeiro-ministro, Vojislav Kostunica, afirmando ainda que respeita a decisão do governante, refere a Lusa.

«Respeito a posição do primeiro-ministro», disse Tadic em comunicado, justificando que «ele (Kostunica) já não tinha unidade para dirigir o governo».

PUB

«Vou convocar eleições», declarou Tadic, acreditando que as eleições irão ser «uma maneira democrática de ultrapassar a crise política» no país.

«Estas eleições vão ser também uma ocasião para a Sérvia confirmar a sua capacidade democrática», salientou o presidente.

Sérvia: Governo caiu

Kosovo: militares portugueses regressam a casa

De acordo com a Constituição sérvia, o presidente dissolve o parlamento mediante proposta do governo.

Kostunica avançou a data de 11 de Maio para a realização das eleições legislativas antecipadas, altura em que também estão agendadas eleições municipais e regionais.

O ainda primeiro-ministro sérvio anunciou hoje, em conferência de imprensa, a sua demissão, avançando a realização, para segunda-feira, de uma reunião do governo para convocar eleições antecipadas.

«O governo sérvio já não tem uma política unificada sobre uma importante questão ligada ao futuro do país: o Kosovo. Um governo assim já não pode funcionar. É o fim do governo, devemos devolver o mandato ao povo», disse Kostunica.

O primeiro-ministro acusou os parceiros de coligação pró-europeus de não o apoiarem nos seus esforços para impedir a independência do Kosovo.

PUB

Relacionados

Últimas