Já fez LIKE no TVI Notícias?

Doença misteriosa ataca Angola

Relacionados

Chamam-lhe «mole-mole» porque dá sonolência. Já fez 365 vítimas

Duas novas vítimas da misteriosa doença que já atingiu 365 pessoas em Cacuaco, na região de Luana, surgiram em áreas próximas, disse à imprensa angolana o director de Saúde da Província de Luanda, Vita Vemba.

O representante local disse que surgiu um novo caso em Kikolo, próximo a Cacuaco, e outro na província do Bengo, a 60 quilómetros da localidade onde foi identificada a doença conhecida como «mole-mole».

PUB

O apelido surgiu porque os atingidos «ficam moles, muito moles», como explicou uma moradora do Bairro Novo, em Cacuaco, nos arredores de Luanda.

Segundo fonte médica angolana, é possível que se tratem de pessoas que viajaram a partir do foco original para outras localidades fora da área de Cacuaco.

A doença foi detectada no Bairro Novo em 15 de outubro, quando o técnico médico de saúde Abílio Augusto viu morrer uma criança nos seus braços. «A criança chegou com dificuldades em andar e falar e apresentava sonolência», afirmou.

Os sintomas mais tarde seriam apontados para definir a doença, que já atingiu pelo menos 365 pessoas, segundo números das autoridades angolanas de saúde. Não foi ainda demonstrada a relação de causa e efeito entre a sintomatologia e as mortes.

Peritos da Organização Mundial de Saúde para as áreas de toxicologia clínica, epidemiologia e saúde ambiental estão em Luanda para desvendar o mistério sobre a origem do «mole mole», mas ainda não divulgaram nenhum parecer.

PUB

Relacionados

Últimas