Já fez LIKE no TVI Notícias?

Portugueses presos por garimpo ilegal de diamantes

Relacionados

Três homens detidos em Angola escavaram buraco gigante em busca de pedra

Três portugueses foram detidos este mês na província do Huambo, no planalto central de Angola, por garimpo ilegal de diamantes, informou esta quinta-feira o director provincial dos Serviços de Migração e Estrangeiros à agência de notícias angolana, Angop.

Segundo Manuel Miguel, os três cidadãos de nacionalidade portuguesa, identificados apenas como Rui, Orlando e Manuel, foram detidos juntamente com uma angolana, natural da província da Huíla, informa a agência Lusa.

PUB

Os detidos foram apanhados na região do Hengue, município do Bailundo, com diverso material passível de ser usado na prospecção de diamantes, como pás, picaretas, enxadas, uma moto-bomba, um gerador eléctrico e mangueiras.

O director do SME no Huambo explicou à Angop que os quatro indivíduos tinham escavado um buraco de quatro metros quadrados e nove de profundidade, de onde esperavam retirar os diamantes.

Várias testemunhas ouvidas pelas autoridades afirmaram que os detidos começaram os trabalhos de prospecção em 2005.

Trata-se do primeiro caso de detenção de garimpeiros no Huambo, onde só recentemente começaram a surgir rumores da existência de diamantes, nomeadamente nos municípios do Bailundo e de Mungo, no norte da província.

PUB

Relacionados

Últimas