Já fez LIKE no TVI Notícias?

Kosovo: acordo para formação de Governo

Relacionados

Os dois principais partidos vão declarar a independência da província

Os dois principais partidos políticos do Kosovo chegaram a acordo para a formação de um governo de coligação que vai declarar a independência da província, anunciou esta quinta-feira um responsável do Partido Democrático do Kosovo (PDK), escreve a Lusa.

«Um acordo foi alcançado entre os dois partidos», disse à imprensa o vice-presidente do PDK, Hajredin Kuçi.

PUB

O PDK, cujo líder é o ex-chefe da guerrilha separatista albanesa e primeiro-ministro eleito Hashim Thaci, vai coligar-se com a Liga Democrática do Kosovo (LDK), liderado pelo presidente da província, Fatmir Sejdiu.

Após longos meses de negociações, seguidos de um período extraordinário que terminou este mês, sérvios e kosovares não conseguiram chegar a acordo quanto ao futuro estatuto da província, que os primeiros querem seja uma autonomia alargada e os segundos a independência.

Com o apoio dos Estados Unidos e da maioria dos países europeus, os dirigentes kosovares anunciaram entretanto que vão declarar a independência nos primeiros meses de 2008.

O Kosovo, oficialmente uma província sérvia, é administrado pela ONU desde 1999, depois dos bombardeamentos lançados pela NATO com o objectivo de pôr termo à perseguição dos albaneses pelas tropas sérvias da Jugoslávia de Slobodan Milosevic.

O PDK e a LDK, que tiveram respectivamente 34 por cento e 23 por cento dos votos nas legislativas kosovares de Novembro, têm juntos uma maioria parlamentar de 62 dos 120 deputados ao Parlamento.

PUB

Relacionados

Últimas