Já fez LIKE no TVI Notícias?

Sérvia admite renunciar à UE por causa do Kosovo

Relacionados

Belgrado condiciona a sua posição ao reconhecimento da independência do território

O parlamento sérvio deverá adoptar esta quarta-feira uma resolução que poderá conduzir Belgrado a renunciar à integração europeia se os ocidentais reconhecerem a independência do Kosovo, o que já parece irreversível, informa a Lusa.

Este projecto é fruto de um compromisso entre o Partido Democrático (DS), do presidente pró-europeu Boris Tadic, e do Partido Democrático da Sérvia (DSS), do primeiro-Ministro nacionalista Vojislav Kostunica.

PUB

«Os acordos internacionais que a Sérvia assina, incluindo o Acordo de Estabilização e Associação com a UE, devem ter em conta a manutenção da soberania e a integridade territorial do país», sublinha um dos principais artigos do projecto.

Belgrado «rubricou» no princípio de Novembro o Acordo de Estabilização e Associação - primeiro passo em direcção à sua adesão à União Europeia - e poderá assiná-lo definitivamente no próximo mês, visto que Bruxelas se mostrou favorável a uma integração acelerada da Sérvia.

O debate no parlamento ocorre quando os albaneses do Kosovo, apoiados por Washington e pelos principais países europeus, indicaram que proclamarão no início do próximo ano a independência da província sérvia administrada pela ONU desde o final do conflito de 1998-1999.

PUB

Relacionados

Últimas