Já fez LIKE no TVI Notícias?

Áustria: cave tinha 30 anos

Relacionados

Polícia divulgou mais pormenores. Havia duas formas de chegar à cave, mas era preciso passar por oito portas

Polícia austríaca acredita que Josef Fritzl planeou tudo sozinho. A cave, onde fechou a filha durante 24 anos, terá começado a ser pensada em 1978, altura em que pediu autorização para fazer obras. Elisabeth tinha apenas 12 anos de idade nessa altura. A informação é avançada pela BBC que cita o chefe da polícia, Franz Polzer, numa conferência de imprensa.

O chefe da polícia considera que Fritzl já tinha uma «obsessão» antes de encarcerar a filha e explicou ainda que a extensão serviu como cativeiro não era conhecida pelas autoridades.

PUB

Para entrar na cave era preciso abrir e fechar oito portas, o que revela uma elaboração cuidadosa por parte de Fritzl. Sendo que as três últimas, escreve a BBC, tinham um mecanismo electrónico. Uma das portas era de ferro e pesava 1,5 toneladas.

Áustria: «Fritzl não deve ir para a prisão»

Áustria: Elisabeth Fritzl iliba a mãe

A polícia avançou ainda que Fritzl não «terá tido cúmplices» e que tudo indica «ter agido sozinho, enganando tudo e todos».

Óculos de sol

Elisabeth e os filhos continuam a receber tratamento e já começaram a habituar-se à luz, mesmo assim dois usam óculos de sol.

De acordo com o jornal espanhol El País, para substituir a luz natural, Fritzl colocou uma lâmpada ultravioleta em tom de azul, na cave e ministrou suplementos de vitamina D a todos os que estavam fechados.

Não quer sair da cela

Em declarações à agência de notícias austríaca APA, citada pela BBC, o director da prisão onde Fritzl está, Guenther Moerwald, afirmou que ele «é um detido calmo e que não causa problemas». No entanto, recusou fazer a rotina de exercícios para reclusos porque «não quer sair da cela».

PUB

Relacionados

Últimas