Já fez LIKE no TVI Notícias?

Tsunami chega à América

Relacionados

Registo de várias colisões entre barcos na marina de Santa Cruz, na Califórnia

As primeiras ondas do tsunami chegaram à marina de Santa Cruz, na Califórnia, onde a força das águas provocou a colisão de vários barcos, noticia a agência Reuters.

A mesma fonte estima ainda que os efeitos do tsunami na costa americana deixem de ser sentidos daqui a quatro, cinco horas.

PUB

O tsunami que se formou no Pacífico na sequência do sismo de sexta-feira no Japão, que atingiu uma magnitude recorde desde que há registo - 8.9 na escala de Richter.

Mais a Norte, são bem visíveis as ondulações fortes que chegam à costa de São Francisco.

Os meteorologistas previram ondas de dois metros para a costa Oeste dos Estados Unidos.

No México, a a coordenadora -geral de Protecção Civil, Laura Gurza, disse que se espera «perigo moderado», cita o jornal «El Universal».

Um primeiro tsunami de dez metros atingiu a costa de Sendai, no nordeste do Japão, após o sismo violento de 8,8 na escala de Richter. Os canais de televisão locais têm estado a mostrar imagens de ondas a atingirem aquela ilha.

A onda gigante deste tsunami está a percorrer o oceano Pacífico e teme-se que atinja 50 outros países, cita a CNN.

Algumas horas após o tremor de terra, a população costeira do Hawai foi evacuada e os aeroportos locais encerrados.

Nas Filipinas, o tsunami chegou seis horas após o sismo e com ondas com cerca de um metro de altura, indicaram fontes oficiais.

Durante o dia, milhares de habitantes fugiram de casa nas zonas costeiras com destino aos centros de acolhimento montados pelas autoridades, que mantêm um alerta de tsunami de nível dois numa escala de cinco em 19 províncias do arquipélago.

Em Taiwan, as autoridades ordenaram à população, das cidades costeiras, para sair das ruas.

PUB

Relacionados

Últimas