Já fez LIKE no TVI Notícias?

Nova crise do lixo provoca confrontos em Nápoles

Relacionados

Abertura de uma lixeira nos arredores de Nápoles provocou vários confrontos entre polícia e manifestantes durante a semana

Os protestos contra a abertura de uma nova lixeira em Nápoles, no sul de Itália, causou, na madruga desta quinta-feira, distúrbios e confrontos entre a polícia de choque e manifestantes.

O grupo de manifestantes encapuzados usou pedras e bombas caseiras contra os polícias, que responderam com gás lacrimógeneo para dispersar a multidão de participantes nos protestos que ocorreram, esta noite, em Terzigno, na periferia de Nápoles. Os manifestantes foram obrigados a identificar-se mas nenhum foi detido, avançou a agência EFE.

PUB

A abertura da nova lixeira provocou outros confrontos durante a semana, levando à detenção de vários manifestantes. Esta quarta-feira, os habitantes locais enfrentaram a polícia para tentara impedir a passagem de camiões que transportavam lixo.

O mau cheiro e os possíveis riscos para a saúde que representam os resíduos tóxicos são as razões apontadas contra a abertura da nova lixeira.

A periferia de Nápoles volta a viver uma nova crise do lixo, onde se amontoam toneladas de desperdícios na rua enquanto a entrada na lixeira de Terzigno se mantém, frequentemente, impedida pelos manifestantes.

Durante muitos anos, o interesse das organizações mafiosas presentes em Nápoles estiveram centrados no negócio de recolecção de lixo - a chamada ecomáfia - mas o problema foi agravado pela ineficácia política em resolver estes assuntos.

A autarca de Nápoles, Rosa Russa, já pediu ajuda ao Governo de Berlusconi para abordar esta nova crise.

PUB

Relacionados

Últimas