Já fez LIKE no TVI Notícias?

Gripe: suspender voos é decisão «drástica»

Relacionados

Ministros dos Transportes discutiram proibição, mais ainda não há decisões

Os ministros dos Transportes da União Europeia discutiram esta quarta-feira em Litomerice, República Checa, a propagação geográfica da epidemia da gripe suína e a proposta francesa de suspender os voos para o México, segundo fonte da presidência checa.

Esta proposta «foi debatida na parte da tarde e as conclusões serão tornadas públicas durante a conferência de imprensa prevista para o final do dia», afirmou à agência France Presse a porta-voz do ministro checo dos transportes Lada Hlavackova.

PUB

Os ministros poderão pronunciar-se a favor de acções «coordenadas» para atrasar a propagação da gripe suína, de acordo com fontes da União Europeia, em Bruxelas.

A Espanha já considerou que a decisão de suspender os voos «é muito drástica para ser tomada de imediato», segundo um porta-voz da delegação espanhola.

A ministra francesa da Saúde, Roselyne Bachelot, afirmou hoje que a França vai propor aos ministros europeus dos Transportes a suspensão dos voos para o México. A ministra francesa defendeu que a «suspensão dos voos de regresso poderá ter um efeito contrário ao desejado, com as pessoas a contornarem as medidas de interdição e a impedir, desse modo, a possibilidade de traçar de forma exacta [o percurso] dos viajantes».

O comissário europeu dos Transportes, Antonio Tajani, defendeu no início da reunião ser «importante equilibrar as medidas sanitárias e de mobilidade dentro de um espaço único, onde estamos todos dependentes uns dos outros».

«Os meus serviços estão a seguir de perto a evolução da epidemia e tomarão se for necessário todas as iniciativas para assegurar uma coordenação europeia. Se necessário, devemos reunir-nos para adoptar uma posição comum em caso de degradação da situação», afirmou.

Os ministros da Saúde da União Europeia reúnem-se extraordinariamente na quinta-feira para preparar conselhos comuns a dar aos viajantes e acordar sobre as medidas sanitárias a tomar.

PUB

Relacionados

Últimas