Já fez LIKE no TVI Notícias?

Chávez quer aliança «anti-imperialista»

Relacionados

Para defender a América Latina de um possível ataque dos Estados Unidos

Hugo Chávez instou hoje os países aliados da Venezuela a formarem uma aliança militar «anti-imperialista» para defender a América Latina de um possível ataque dos Estados Unidos, noticia a Lusa.

O presidente da Venezuela, que falava no seu programa televisivo semanal «Alô Presidente!», afirmou que os Estados Unidos são uma ameaça à segurança regional e apelou à Nicarágua, Bolívia e Cuba para a «formação de uma estratégia de defesa comum e de uma força armada» conjunta.

PUB

«O inimigo é o mesmo: o império dos Estados Unidos», disse Chávez. «Se atacarem um de nós, será um ataque contra todos nós».

Chávez acusa EUA e Colômbia de o quererem matar

José Sócrates vai à Venezuela

O presidente venezuelano, que diz estar a liderar o país para o «socialismo do século XXI», avançou com esta proposta numa altura em que estão a deteriorar-se as relações com a vizinha Colômbia, evolução que Chávez atribui a uma influência norte-americana para sabotar e, depois, isolar o seu governo.

As relações entre os dois países atravessam uma crise desde que, em Novembro, o presidente colombiano, Alvaro Uribe, pôs termo à mediação de Hugo Chávez numa troca de prisioneiros com a guerrilha das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC).

PUB

Relacionados

Últimas