Já fez LIKE no TVI Notícias?

Chávez mastiga folha de coca na TV

Relacionados

Presidente argumentou que «a coca não é cocaína» e é saudável

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, mastigou hoje uma folha de coca durante uma transmissão ao vivo pelo canal estatal «Venezuelana de Televisão», argumentando que «a coca não é cocaína» e é saudável, noticia a Lusa.

Chávez falava, em Caracas, durante a VI Cimeira Presidencial da Alternativa Bolivariana para os povos das Américas (ALBA), acompanhado pelos homólogos de Nicarágua, Daniel Ortega, da Bolívia, Evo Morales, e o vice-presidente de Cuba, Carlos Lager Dávila. A cimeira contou ainda com a presença de representantes de Haití, Equador e Uruguai, e as das ilhas Antigua e Barbuda, San Vicent, Granadinas, São Cristóbal e Neves, e Dominica.

PUB

Chávez acusa EUA e Colômbia de o quererem matar

«Evo (Morales) trouxeste-me a coca, onde estão as folhas de coca que me trouxeste, porque já me acabara», disse Hugo Chávez que sublinhou que mastiga folhas de coca todos os dias pela manhã. Depois de recusar uma pequena caixinha verde, aparentemente por conter uma marca internacional de coca, Hugo Chávez recebeu, nas palmas das mãos, que lhe fez chegar o seu homólogo boliviano, várias folhas de coca.

«Isto sim é coca, a tradicional. É a folha sagrada dos [indígenas] aymará», disse. A pedido do presidente venezuelano o primeiro mandatário boliviano, Evo Morales, explicou que há anos, após um forte debate, uma investigação de universidade norte-americana concluiu que «a coca é o melhor alimento do mundo (...) tem vitaminas e proteínas».

José Sócrates vai à Venezuela

Evocando estudos científicos frisou ainda que tem propriedades nutritivas e curativas e que «as folhas de coca no seu estado natural não fazem dano à saúde» e com elas se fabricam vários produtos, entre eles um creme dental. Acusou o «império» [norte-americano] de adicionar produtos químicos para transformar a coca em cocaína e chamou a combater com o narcotráfico.

A coca (Erythroxylum coca) é um arbusto de flores minúsculas, frutos vermelhos e cor branco, que atinge até 2,5 metros de altura. As suas folhas de cor verde intenso têm 1 cm de dimensão. É conhecida pelos indígenas latino-americanos que a mastigam para ter força e mitigar a fome, «adormecer» feridas e dores dentais.

PUB

Relacionados

Últimas