Já fez LIKE no TVI Notícias?

Doze voos cancelados devido à greve de pilotos

Relacionados

Paralisação continua na Portugália

[Notícia actualizada às 11h20]

O Sindicato dos Pilotos de Aviação Civil (SPAC) anunciou que foram cancelados esta quinta-feira de manhã 12 voos da Portugália (PGA) devido à greve de pilotos, que só permitiu a realização de três ligações aéreas.

PUB

Referindo tratar-se de dados muito preliminares e apenas até às 09:30, o delegado sindical da SPAC Nuno Queirós adiantou à Lusa que foram cancelados 12 voos e efectuados três.

Anteriormente, um porta-voz da TAP disse à Lusa que tinham sido cancelados cinco dos nove voos da PGA até cerca das 08:00.

Os pilotos da PGA, empresa detida pela TAP, cumprem hoje o segundo de quatro dias de greve.

O sindicalista recordou que o pré-aviso de greve para os quatro dias de paralisação incluía também uma greve, por tempo indeterminado, aos Períodos de Serviço de Voos Repartidos, que obrigou quarta-feira ao cancelamento das quatro ligações a cargo da PGA, a partir das 19:00.

Nuno Queirós explicou que se trata de «períodos de serviço de voo em que se pode trabalhar até um máximo de 20 horas desde o momento da apresentação» e que normalmente acontece na PGA durante a noite.

«Três horas e meia de sono»

O sindicalista adiantou que nesses períodos, os pilotos chegam a ter «oportunidades de apenas cerca de três horas e meia de sono».

PUB

Estes períodos, «quando não usados com algum cuidado e desregradamente como a PGA tem feito e não acautelando a recuperação da fadiga, originam cansaço nos tripulantes que é uma das nossas queixas relativamente ao acordo de empresa».

Nuno Queirós denunciou também a recusa da PGA, quarta-feira, em fornecer aos delegados sindicais as escalas de serviço dos pilotos para esta quinta-feira.

«Ontem [quarta-feira], às 23:00, tentámos ter acesso às escalas de serviço, para ser mais fácil acompanhar as operações, e numa atitude inédita e incompreensível num Estado de direito democrático, a empresa recusou-nos essa informação a delegados sindicais», disse, adiantando: «É uma situação grave que tenho de denunciar publicamente».

Confrontado com esta questão, o porta-voz da TAP remeteu para uma conferência de imprensa do administrador-delegado da PGA, marcada para esta tarde.

Greve repete-se no sábado e domingo

A greve dos pilotos da PGA vai repetir-se no sábado e domingo, depois de na terça-feira ter obrigado ao cancelamento de 36 voos da companhia, segundo números da TAP, e de 35 de acordo com dados do SPAC.

Os pilotos da PGA decidiram intensificar o confronto com a administração, reivindicando a adopção de um regulamento de utilização «responsável e seguro», que inclua «tempos de repouso, folgas, férias e tempos máximos de trabalho que reduzam os riscos operacionais associados à fadiga acumulada».

De acordo com uma nota do SPAC, «as paralisações na PGA vão manter-se porque os pilotos não podem abdicar daquela que é a sua principal missão: a segurança de voo».

PUB

Relacionados

Últimas