Já fez LIKE no TVI Notícias?

«Amazonas» protegem Kadhafi

Relacionados

Líbio chega a Lisboa rodeado por fortes medidas de segurança. À sua espera estavam apoiantes que gritaram «Fatah Lybia». Foi o primeiro Chefe de Estado a chegar para a cimeira EU/África Líder líbio acampa em Lisboa

O líder líbio, Muammar Kadhafi, demorou cerca de 15 minutos a abandonar o aeroporto militar de Lisboa, onde aterrou esta quinta-feira, pelas 11h35, para participar no próximo fim-de-semana na segunda cimeira UE/África.

Rodeado de grandes medidas de segurança, entre os elementos do corpo de segurança pessoal figuravam seis «amazonas», membros do corpo pessoal de segurança vestidos com uniforme militar.

PUB

Kadhafi desceu as escadas do avião militar que o trouxe a Lisboa, tendo sido recebido pelo ministro dos Negócios Estrangeiros português, Luís Amado, também presidente do Conselho de Ministro da União Europeia, escreve a agência Lusa.

Na placa do aeroporto militar de Figo Maduro, cerca de duas dezenas de cidadãos líbios gritaram «Fatah Lybia» (para celebrar a Revolução Verde de 1 de Setembro de 1969) ao que o Kadhafi respondeu erguendo o punho direito, após o que entrou de imediato na viatura oficial que o levou para o Palácio de São Bento, onde terá um encontro com o primeiro-ministro português, José Sócrates.

Cerca de uma centena de pessoas, entre membros do protocolo português e líbio, entre dezenas de elementos das forças de segurança, assistiram à chegada do líder líbio que, ao abandonar as instalações do aeroporto militar arrastou consigo cerca de dezena e meia do seu corpo de segurança que cercou, a correr, a viatura oficial até à saída do aeroporto.

Dois aviões para comitiva e líder líbio

Kadhafi, que chegou num Airbus A300-600, aterrou às 11h35 pouco depois do primeiro Airbus A300 com grande parte da comitiva.

O líder líbio é acompanhado nesta deslocação a Lisboa por uma delegação de cerca de 200 elementos, que estão distribuídos por dezenas de viaturas do protocolo, grande parte delas de matrícula espanhola, e com autocarros de turismo de luxo que saíram em cortejo, uns para São Bento, outros para o Forte de São Julião da Barra, em Oeiras, arredores de Lisboa, residência oficial do ministro da Defesa português, onde o líder líbio ficará instalado até domingo numa tenda montada para o efeito.

PUB

Relacionados

Últimas