Já fez LIKE no TVI Notícias?

Sócrates quer Portugal na modernização da Líbia

Relacionados

Primeiro-ministro recebe esta quinta-feira Muammar Kadhafi

O primeiro-ministro, José Sócrates, recebe esta quinta-feira, em São Bento, o líder líbio Muammar Kadhafi, a quem transmitirá a vontade de Portugal intensificar relações económicas e participar no processo de modernização deste país do Magreb, noticia a Lusa.

Muammar Kadhafi, que durante a sua presença em Portugal (por vontade própria) ficará instalado num conjunto de tendas no Forte de São Julião da Barra, é recebido em visita oficial, ao fim da manhã, em São Bento.

PUB

No entanto, no primeiro ponto do programa de Kadhafi - que estará em Lisboa para depois participar na II Cimeira entre União Europeia e África - a agenda apenas prevê a realização de uma breve cerimónia estritamente protocolar, em que se procederá ao hastear das bandeiras nacionais e em que tocarão os hinos dois países.

O encontro político entre Sócrates e Kadhafi (cuja comitiva pessoal tem cerca de 200 pessoas, sobretudo seguranças) acontecerá em São Bento apenas ao final da tarde, sendo a reunião de trabalho seguida de jantar.

De acordo com fonte do Executivo de Lisboa, durante o encontro de trabalho, o primeiro-ministro e o líder líbio deverão centrar a sua conversa no tema do desenvolvimento das relações económicas bilaterais e na análise de algumas questões políticas, casos mais relevantes da situação no Magreb e no Médio Oriente, mas também na cimeira UE/África estre fim-de-semana.

Segundo a mesma fonte, na reunião, Sócrates deverá transmitir a Kadhafi a «vontade de Portugal participar no processo de modernização da Líbia».

PUB

Sócrates: «Kadhafi é um líder carismático»

Para o Governo português, as relações entre Portugal e a Líbia conheceram «um franco desenvolvimento» na sequência da visita de José Sócrates a Tripoli em Outubro de 2005.

«Desde então, várias empresas nacionais começaram a operar no mercado Líbio e este ano Portugal abriu em Tripoli uma embaixada», referiu à agência Lusa fonte diplomática.

A visita de José Sócrates a Tripoli, em 2005, foi marcada pela cordialidade e, também, por alguns elogios do primeiro-ministro português ao líder líbio.

«Julgo que Muammar Kadhafi é um líder carismático da maior importância em toda a geo-política africana», sustentou José Sócrates no final dessa visita de oito horas à Líbia.

Entre os negócios de empresas portuguesas na Líbia, um dos mais relevantes, segundo o executivo de Lisboa, é o da «Bento Pedroso», que ganhou dois concursos, no valor conjunto de 1.200 milhões de euros, para ampliar o aeroporto de Tripoli e para construir uma terceira via rodoviária na circunvalação da capital deste país.

No mercado líbio, estão já a operar, ou em vias de entrar, empresas nacionais nos domínios da energia (Galp), farmacêutico (Antral Cipan), finceiro (Banco Efisa e Banco Espírito Santo), cimentos (Cimpor e Secil), construção (Teixeira Duarte e Bento Pedroso) e consultadoria.

«A Visabeira e a Efacec têm também boas possibilidades de expansão no mercado líbio», acrescentou fonte diplomática portuguesa.

PUB

Relacionados

Últimas