Já fez LIKE no TVI Notícias?

Lusoponte: Governo procura acordo

Relacionados

Mário Lino confirmou primeira reunião e alega existência «novos pressupostos»

O novo aeroporto na margem sul do Rio Tejo pode alterar «os pressupostos» que estiveram na base do acordo assinado entre o Governo e a Lusoponte, em 1994. Isso mesmo foi reconhecido pelo ministro das Obras Públicas, Mário Lino, em várias intervenções públicas segunda-feira. Para chegar a «um novo acordo» com a empresa, a elaboração de um parecer pela Procuradoria-geral da República (PGR) será fundamental, segundo avança esta terça-feira o jornal Público.

O ministro das Obras Públicas, Mário Lino, e a Lusoponte encontraram-se segunda-feira pela primeira vez. O encontro visava abordar com a empresa a escolha do Campo de Tiro de Alcochete para o Novo Aeroporto de Lisboa e o contracto de exclusividade na gestão do atravessamento rodoviário entre as margens do Tejo na zona da Grande Lisboa.

PUB

Portagens para «decidir depois»

Mário Lino reconheceu, no programa da RTP «Prós e Contras», segunda-feira à noite, que o encontro serviu apenas para saber se a Lusoponte estaria disposta a uma renegociação do acordo com o Governo. Facto que se confirmou.

«Acordo é prioridade»

Mário Lino admitiu, no almoço promovido pela Câmara de Comércio Luso-Britânica que «o contrato com a Lusoponte tem vários pressupostos, como o tráfego de veículos» e acrescentou que «se se construir uma nova ponte e ela retirar tráfego à Ponte Vasco da Gama, seria legítimo que a Lusoponte dissesse que lhe foi retirada uma parte substancial do tráfego, mas também é legítimo que se verifique o contrário, porque pode haver um aumento de tráfego não previsto. Pelo que teremos que reequacionar o contrato», concluiu.

Segundo o contrato assinado em 1994 a Lusoponte tem direito a receber um «valor» por cada veículo que atravesse o Tejo numa ligação que não seja explorada por si. Segundo alguns valores calculados pela Rave e divulgados pelo Jornal de Negócios quando houver o aeroporto na margem sul, deverão atravessar a nova ponte cerca 66 mil carros.

Aeroporto «aterra» em Alcochete

PUB

Relacionados

Últimas