Já fez LIKE no TVI Notícias?

Cavaco em visita à Jordânia

Relacionados

Será a primeira deslocação oficial de um Chefe de Estado português a este reino hachemita do Médio Oriente

O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, efectua, entre os dias 16 a 18, uma visita oficial à Jordânia, naquela que será a primeira deslocação oficial de um chefe de Estado português a este reino hachemita do Médio Oriente.

Cavaco Silva é recebido no sábado, no aeroporto Rainha Alia, com honras de Estado, começando o seu programa oficial apenas no dia seguinte com uma deslocação ao Palácio Basman onde será acolhido pelo Rei Abdullah II Ibn Al Hussein e pela rainha Rania Abdullah.

PUB

Os monarcas jordanos acolhem o casal presidencial português numa cerimónia de boas vindas no páteo exterior do palácio com guarda de honra e audição dos hinos nacionais.

Logo depois, o Presidente da República reúne-se em audiência com o Rei Abdullah, após o que ambos presidem a uma cerimónia de assinaturas de acordos bilaterais, ainda em negociação, entre Portugal e a Jordânia, com a divulgação posterior de um comunicado conjunto.

Ainda no mesmo dia, Cavaco Silva desloca-se ao cemitério Real onde depõe uma coroa de flores em homenagem ao avô e ao pai do actual soberano, rei Hussein II.

O primeiro-ministro jordano, Nader Dahabi, oferece no primeiro dia da visita oficial um almoço em honra do Presidente português.

O Presidente da República e a mulher, Maria cavaco Silva, visitam de seguida o local do baptismo de Jesus Cristo, nas margens do Rio Jordão, fronteira natural com Israel.

O casal presidencial visita a igreja ortodoxa ali instalada regressando à capital, Aman, no final do dia.

PUB

No Domingo, os monarcas jordanos oferecem um banquete em honra do casal presidencial português.

Na segunda-feira, a comitiva presidencial visita a antiga cidade de Petra, já depois de Cavaco Silva ter feito uma alocução ao pequeno grupo de empresários portugueses que o acompanham nesta visita à Jordânia.

A cidade de Petra, com seus monumentos esculpidos diretamente na rocha montanhosa, em pleno deserto, ostenta magnificas construções de povos que ali viveram em tempos biblícos.

Muitos dos resquícios históricos e arqueolõgicos de Petra ainda se encontram actualmente soterrados pelas areias do deserto.

O realizador norte-americano Steven Spielberg rodou o filme Indiana Jones e a Última Cruzada neste local histórico.

Com 89,2 mil quilômetros quadrados, um pouco mais pequeno do que Portugal Continental,a Jordânia faz fronteira com a Síria, o Iraque, a Arábia Saudita, Israel e a Cisjordânia.

Apesar da instabilidade regional, a Jordânia é um país pacífico, onde o rei Abdullah sucessor do rei Hussein, que morreu em 1999, após quase 47 anos de poder, se empenha em controlar o fundamentalismo islâmico e manter o equilíbrio entre a maioria palestiniana e as tribos beduínas naturais deste país de 5,5 milhões de habitantes.

PUB

Relacionados

Últimas