Já fez LIKE no TVI Notícias?

Cavaco poderá ter de fazer 2700 quilómetros de carro

Relacionados

Caso o aeroporto de Barcelona esteja fechado, o Presidente da República terá de enfrentar uma viagem de quase 26 horas

O Presidente da República, Cavaco Silva, poderá ter de fazer uma viagem de automóvel de mais de 2700 quilómetros para chegar a Lisboa a partir de Praga, se o aeroporto de Barcelona for encerrado, noticia a Lusa.

Caos aéreo já afecta comboios

PUB

No pior cenário, a suspensão de voos em Barcelona devido à nuvem de cinzas vulcânicas, Cavaco Silva, com 70 anos, tem pela frente uma viagem de automóvel de 2723 quilómetros, que a Via Michelin calcula poder ser feita em quase 26 horas (sem paragens) à velocidade máxima permitida nas diferentes estradas.

Cavaco Silva é um dos chefes de Estado ou de Governo obrigados a recorrer a outros meios para regressar a casa devido à suspensão dos voos em duas dezenas de países europeus, naquela que é uma das piores crises da história da aviação comercial.

Depois de ter ficado retido quase 24 horas em Praga, após uma visita de Estado à República Checa, Cavaco Silva partiu este sábado de automóvel para a cidade francesa de Estrasburgo, onde pernoitará.

Segundo a Presidência da República, o chefe de Estado viajará no domingo, ainda de carro, entre Estrasburgo e a cidade espanhola de Barcelona, onde terá à sua espera um avião da Força Aérea Portuguesa para o transportar para Lisboa.

PUB

Este é o cenário mais favorável. No entanto, se o aeroporto de Barcelona for entretanto encerrado, Cavaco Silva terá ainda de viajar de automóvel para Lisboa.

De Praga a Lisboa

A primeira etapa da longa viagem, Praga-Estrasburgo, tem uma extensão de 611 quilómetros (dos quais 580 em auto-estradas) e pode ser cumprida em cerca de seis horas.

Depois, segue-se a etapa Estrasburgo- Barcelona, de 1132 quilómetros, e que obrigará a comitiva presidencial a passar por mais de 1116 auto-estradas. Um percurso que a Via Michelin calcula poder ser efectuada em cerca de 10 horas e 30 minutos.

No domingo à noite, altura em que se prevê que Cavaco chegue a Barcelona, a comitiva do Presidente terá duas hipóteses para seguir para Lisboa, de acordo com os cenários avançados por Belém: uma viagem de avião ou mais uma etapa de automóvel.

Neste último caso, o mais desfavorável, Cavaco Silva terá pela frente a mais longa das etapas desde a partida de Praga: 1256 quilómetros (1235 em auto-estradas) que poderão ser percorridos em pouco mais de 12 horas.

PUB

Uma viagem de mais de 320 euros

Se assim for, o Presidente da República viajará de carro pelas estradas da República Checa, Alemanha, França e Espanha antes de entrar em Portugal, estimando a Via Michelin que o itinerário tenha um custo total de 322,89 euros, só para combustível e portagens.

Uma viagem barata, se comparada com os 3800 euros que o actor John Cleese pagou para viajar de táxi entre Oslo e Bruxelas (1500 quilómetros) exactamente pelo mesmo motivo: o encerramento dos aeroportos europeus por causa de um vulcão na remota Islândia.

PUB

Relacionados

Últimas