Já fez LIKE no TVI Notícias?

Afeganistão: Portugal deve enviar mais 41 militares formadores

Relacionados

Contingente militares português no território atingirá um pico de 250 homens

Depois de José Sócrates ter admitido o reforço da presença portuguesa no Afeganistão, o ministro Santos Silva veio explicar que esse aumento reflecte-se em 41 militares, que vão ser capazes de formar militares e forças de segurança, pelo que nesse contingente também serão adicionados militares da GNR.

«Na rotação de outono enviámos 40 formadores militares para o Afeganistão, que se acrescentam aos 28 que estão nas equipas de ligação e à força de contenção. No total 191 militares. Vamos propor o reforço, mas o objectivo é duplicar o número de formadores, por outro lado oferecer formadores para as forças de segurança. Até agora só têm sido militares, para o exército, mas temos recebido pedidos insistentes para as forças de segurança e objectivo é responder», frisou o responsável pela pasta da Defesa.

PUB

Depois de desencadear o processo democrático no nosso país, com a proposta ao Conselho Superior de Defesa Nacional e o debate parlamentar, Portugal passará a ter, já na primavera, «um total de efectivos de militares portugueses na ordem de 250 de militares, o que será um pico». Por outro lado, deverá ficar definido o calendário de transição, com a saídas tropas em 2014.

Esta presença não obrigará ao reforço do Orçamento para a Defesa, dado que a presença portuguesa no Kosovo vai diminuir.

PUB

Relacionados

Últimas