Já fez LIKE no TVI Notícias?

CIA: BE quer ministro na AR e PCP pede inquérito

Relacionados

CDS-PP prefere aguardar resultados do Ministério Público

O Bloco de Esquerda (BE) quer que o ministro dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado, volte ao Parlamento para explicar o nível de conhecimento das autoridades portuguesas sobre a passagem por Portugal de voos ilegais da CIA. O PCP, por seu lado, vai apresentar um pedido de inquérito parlamentar.

A confirmarem-se as informações contidas no relatório da organização não-governamental (ONG) de direitos humanos inglesa Reprieve, o deputado João Semedo disse à Lusa que o Bloco de Esquerda vai exigir que o ministro Luís Amado regresse ao Parlamento para explicar o nível de conhecimento e envolvimento de Portugal no transporte ilegal de passageiros para Guantánamo.

PUB

«Precisamos de conhecer em detalhe o relatório e confirmar a solidez das afirmações. A confirmarem-se, inevitavelmente vamos exigir ao Governo que explique o grau de conhecimento, envolvimento e cumplicidade das autoridades portuguesas nesta questão», disse João Semedo à Lusa.

Ex-agente da CIA denuncia torturas

CIA destruiu vídeos com interrogatórios

Relativamente ao inquérito-crime sobre esta matéria que a Procuradoria-geral da República têm em curso há cerca de um ano, e cuja conclusão foi anunciada para breve, João Semedo considerou que «já era tempo que houvesse resultados».

PCP vai apresentar projecto de inquérito parlamentar

O PCP vai apresentar um pedido de inquérito parlamentar para apurar responsabilidades no alegado transporte ilegal de presos para a base norte-americana de Guantanamo com a ajuda de Portugal, disse o deputado António Filipe.

PUB

Em declarações à agência Lusa, o deputado do PCP lembrou que o partido já havia proposto uma comissão de inquérito para apurar as responsabilidades na utilização do espaço aéreo português dos voos da CIA para transporte ilegal de prisioneiros em 2006.

«Na altura a proposta foi recusada pelo PS e PSD com a justificação de que não havia suspeitas sérias sobre o assunto», referiu. «Esperemos que desta vez o Governo não se furte como anteriormente».

CDS/PP aguarda pelos resultados de inquérito-crime

Os democratas-cristãos vão aguardar pelos resultados do inquérito-crime aberto pelo Ministério Público para investigar os voos da CIA em Portugal e alegadas violações do direito internacional, afirmou à Lusa o deputado do CDS-PP Hélder Amaral.

«A organização está a fazer cenários sobre uma matéria que não podemos aceitar. Não vamos alimentar novas novelas de "ses"», disse o deputado do CDS-PP, referindo que todas as averiguações feitas até agora quer pela Assembleia da República, pela comissão do Parlamento Europeu e muitos outros organismos envolvidos, «concluíram que não houve atropelos que violassem os direitos humanos».

«Nós não recebemos lições sobre este tema de nenhuma ONG. Vamos aguardar os resultados da investigação do Ministério Público para saber se terá havido alguma falha que não foi detectada antes», salientou.

PUB

Relacionados

Últimas