Já fez LIKE no TVI Notícias?

Produtividade no calçado nacional cresce mais do que na Europa

Relacionados

A produtividade no calçado nacional cresceu 15 por cento na última década e o valor bruto da produção por trabalhador aumentou 33%, o que, de acordo com a Associação Portuguesa dos Industriais do Calçado (Apiccaps), «é um desempenho assinalável no contexto europeu, tanto mais que os dois principais produtores e concorrentes portugueses, Itália e Espanha, registaram desempenhos negativos».

Em declarações à «Agência Financeira», o presidente Fortunato Frederico referiu que as conclusões deste estudo, realizado pelo Centro de Estudos de Gestão e Economia Aplicada da Universidade Católica do Porto, apontam para «a racionalização do processo produtivo, dos investimentos realizados e dos novos métodos de produção» como causas para este crescimento.

«Os ganhos de produtividade poderão ainda ser explicados pela melhoria nas habilitações dos trabalhadores da indústria», acrescenta Fortunato Frederico.

PUB

País já detém «das mais modernas empresas do mundo»

Para o presidente da Apiccaps, o investimento das empresas portuguesas em modernização tecnológica, nos últimos anos, permitiu que, hoje, «em Portugal tenhamos sedeadas algumas das mais modernas empresas do mundo, capazes de responderem ultra-rapidamente às solicitações do mercado».

À «Agência Financeira», Fortunato Frederico sublinhou ainda que «o sector soube apostar na área da concepção e desenvolvimento, de modo a que a excelência da oferta portuguesa se perceba não só a nível da qualidade do produto (calçado) como especialmente no serviço». Neste ponto, o presidente da associação realça o acompanhamento das «tendências da moda» e o cumprimento de prazos de entrega.

«É por tudo isto que Portugal continua a ser uma das principais referências internacionais do sector», conclui o porta-voz da Apiccaps.

PUB

Relacionados

Últimas