Já fez LIKE no TVI Notícias?

Três voos PGA cancelados no aeroporto de Lisboa

Relacionados

Motivo: greve dos pilotos da companhia

Pelo menos três voos da PGA-Portugália Airlines que deviam ter saído do aeroporto de Lisboa esta manhã foram cancelados devido à greve dos pilotos da companhia, disse à agência Lusa o sindicato que convocou o protesto.

Os pilotos da PGA iniciaram uma greve de 24 horas às 00:00 deste sábado, mas a TAP, que detém a totalidade da companhia, informou que vai adoptar medidas destinadas a evitar que os passageiros sejam afectados.

PUB

Segundo o comandante Nuno Queirós, do Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC), nenhum dos voos da Portugália previstos para este sábado desde o aeroporto de Lisboa se concretizou, nomeadamente três viagens com destino a Londres (via Porto), a Lyon e a Nice.

Acesso a portal das operações vedado

O responsável disse não dispor de mais informações sobre os níveis de adesão à greve por a Portugália ter vedado o acesso ao portal das operações das aeronaves da empresa, que permitira apurar quantos aviões descolaram ou permanecem estacionados.

Os pilotos reivindicam a adopção de um Regulamento de Utilização «responsável e seguro», que inclua «tempos de repouso, folgas, férias e tempos máximos de trabalho que reduzam os riscos operacionais associados à fadiga acumulada», afirmando que estão em causa «a segurança de voo, a integridade de vidas humanas, a salvaguarda dos equipamentos de voos e a imagem da empresa».

Estas preocupações, consideram os pilotos, «não são partilhadas pela administração da PGA, a qual tem revelado o mais absoluto desinteresse e incapacidade técnica para resolver satisfatoriamente este problema».

Contactada pela Lusa, fonte oficial da TAP disse ainda não dispor dos primeiros dados sobre o impacto da greve.

A PGA conta com 150 pilotos e uma frota de 16 aviões.

PUB

Relacionados

Últimas