Já fez LIKE no TVI Notícias?

BCE já subiu taxas de juro para 2,25%

Relacionados

O Banco Central Europeu (BCE) acaba de decidir, tal como esperavam os analistas, subir as taxas de juro de referência para a Zona Euro em 25 pontos base, dos 2% para os 2,25%.

O preço do dinheiro dos Doze encontrava-se, desde meados de 2003, estável no valor mais baixo das últimas seis décadas, muito abaixo dos 4% praticados pela Reserva Federal norte-americana.

Esta subida vai contra a vontade dos Governos dos países aderentes á moeda única, que tinham solicitado ao BCE para não subir ainda as taxas de juro, tendo em conta a retoma ainda fraca da economia. Também alguns organismos internacionais, como a OCDE e agências de rating, têm manifestado reticências em relação a este aumento, por considerarem que pode atrasar a recuperação económica.

PUB

Apesar de ser geralmente interpretado como um sinal de confiança na economia, o aumento das taxas vai tornar mais difícil de suportar o endividamento das famílias e empresas, endividamento esse que cresceu com o baixo preço do dinheiro nos últimos dois anos e meio, e que é particularmente forte em Portugal. De resto, os economistas têm mesmo dito que Portugal é o país que mais tem a perder com esta subida das taxas.

No entanto, o BCE tem reiterado que esta não será a primeira de uma série de subidas das taxas, como aconteceu nos EUA, e tem dito que o aumento do preço do dinheiro será moderado. Até porque, apesar de sempre ter considerado que as pressões inflacionistas na Europa estão controladas, a instituição prepara-se para rever em alta a previsão de inflação.

Os analistas confirmam que a subida das taxas não deve ser muito grande, podendo chegar, quando muito, aos 2,5% ou 2,75%.

Os investidores aguardam agora o discurso do presidente do Banco Central Europeu, onde esperam encontrar mais sinais sobre o futuro da política monetária, mas também da evolução da economia europeia.

PUB

Relacionados

Últimas