Já fez LIKE no TVI Notícias?

BES afirma-se disposto a financiar uma OPA concorrente à da Sonae

Relacionados

O Banco Espírito Santo (BES) está disponível para financiar uma possível Oferta Pública de Aquisição (OPA) concorrente à da Sonae sobre a Portugal Telecom (PT), caso haja um outro grupo de investidores portugueses que queiram fazê-lo, disse hoje o presidente da comissão executiva do banco.

«Se houver um outro grupo de investidores nacionais que queiram fazê-lo, o BES pode pensar em ajudar a financiar», disse Ricardo Salgado, num encontro com jornalistas, na cidade de Marraquexe, em Marrocos.

A Sonae SGPS lançou segunda-feira uma OPA sobre a totalidade do capital da Portugal Telecom (PT) e na terça-feira outra oferta sobre a PT Multimédia, no valor global de 13,9 mil milhões de euros.

PUB

Por cada acção da PT, a 'holding' de Belmiro de Azevedo oferece 9,5 euros e por cada título da PT Multimédia 9,03 euros.

O sucesso de ambas as operações está condicionado à aquisição de mais de 50% dos capitais sociais das duas empresas.

Sobre a OPA, Ricardo Salgado afirmou que «a oferta foi feita a um preço firme», mas que considera «baixo».

O presidente executivo do BES recordou que a oferta de 9,5 euros por cada acção da PT «está apenas 10 cêntimos acima do preço da última fase de privatização» da operadora.

«O grupo tem tendência para vender a um valor justo», sublinhou.

«A posição na PT é estratégica neste enquadramento e se houver uma pulverização das acções no mercado», disse.

Ricardo Salgado adiantou que se algum oferente conseguir uma participação maioritária na PT essa posição deixa de ser estratégica, no sentido de defesa dos interesses nacionais na operadora.

A espanhola Telefónica é o principal accionista da PT, com 9,96% do capital, seguida pelo fundo de investimento Brandes Investments Partners, com 8,53%.

PUB

O BES tem 8,36%, o fundo Capital Group Companies tem 5,6% e a Caixa Geral de Depósitos tem 5,14%.

São também accionistas a Cinveste, de Luís Silva, o grupo Fidelity e o empresário Patrick Monteiro de Barros, com posições de cerca de 2% cada.

A PT controla actualmente 58,3% do capital da PT Multimédia.

PUB

Relacionados

Últimas