Já fez LIKE no TVI Notícias?

Fórum: Belmiro de Azevedo quer comprar a PT

Relacionados

A Sonae de Belmiro de Azevedo quer comprar a PT. O empresário oferece ao Estado português a possibilidade de manter os poderes especiais na operadora, abdicando da golden share, de que teria de abrir mão, mais cedo ou mais tarde, por imposição de Bruxelas.

Belmiro de Azevedo garante também que não vai vender a empresa aos franceses da France Telecom, que é sua parceira nos negócios internacionais.

Sobre os negócios da PT no Brasil, o empresário quer abrir mão da Vivo, na qual a espanhola Telefónica, actual parceira da PT no projecto, está muito interessada.

PUB

Na eterna polémica sobre a separação das redes de cabo e cobre da PT, que as autoridades defendem mas que a PT tem recusado, a Sonae garante estar disposta a vender uma das redes, e a aumentar a concorrência, permitindo provavelmente uma descida dos preços nas telecomunicações.

Mas a proposta da Sonae não agrada a todos. Os trabalhadores da PT temem perda de regalias e piores condições de trabalho, acusando a Sonae de uma política de «exploração» dos trabalhadores.

E também os accionistas privados da PT estão desagradados. Dizem que o montante oferecido pela Sonae é baixo, apesar de estar 20% acima do valor que a empresa tinha, segundo a sua cotação em bolsa, antes da oferta. Nem mesmo o argumento de que a empresa continuaria em mãos nacionais convence os accionistas. O BES está mesmo a preparar, segundo a imprensa, uma oferta diferente da da Sonae, em conjunto com alguns empresários e outras podem surgir.

Entretanto, os accionistas das empresas envolvidas estão já a ganhar mais de mil milhões de euros, com a subida das acções em bolsa.

A Agência Financeira quer saber a sua opinião sobre o negócio do ano. Acha que a Sonae deve comprar PT? Acredita que Belmiro de Azevedo vai cumprir as promessas de não vender partes da empresa a grupos estrangeiros? O que pensa deste negócio? Para comentar, carregue em «comentar artigo». Deixe-nos a sua opinião!

PUB

Relacionados

Últimas