Já fez LIKE no TVI Notícias?

Euribor próximas dos 5% batem novo máximo

Relacionados

Especialistas apontam para manutenção em níveis altos até ao Verão

As taxas de juro comerciais continuam a registar sucessivos máximos. As Euribor, a que estão indexados quase todos os contratos de crédito à habitação em Portugal, estão cada vez mais altas e acabam de atingir o valor mais elevado desde 2000.

Os especialistas acreditam que as taxas vão continuar em níveis elevados pelo menos até ao Verão, sobretudo porque o Banco Central Europeu (BCE) tem afastado a ideia de baixar o preço do dinheiro, admitindo mesmo voltar a elevá-lo, para controlar a taxa de inflação da Zona Euro.

PUB

No mês de Março, a taxa de inflação atingiu 3,6%, o valor mais alto desde a criação da união económica e monetária. Uma ameaça ao principal objectivo da instituição, que é manter a estabilidade de preços. Para isso, era necessário que a taxa de inflação não andasse acima dos 2%.

Se a tendência de subida se mantiver até ao final do mês, o mais certo é que os contratos de crédito à habitação que forem revistos em Maio sofram um aumento da prestação mensal.

Esta sexta-feira, as taxas subiram em todos os prazos. A Euribor a seis meses, a mais usada na indexação do crédito à habitação no nosso País, atingiu os 4,881%. A taxa a três meses também subiu, para 4,847% e a 12 meses alcançou os 4,964%.

PUB

Relacionados

Últimas