Já fez LIKE no TVI Notícias?

Finanças actualizam números do investimento público em breve

Relacionados

O ministro das Finanças mostra-se satisfeito com a nova previsão do Instituto Nacional de Estatística (INE) para o défice orçamental deste ano.

Mas adianta que alguns dados ainda vão ser actualizados até à apresentação do Orçamento do Estado para 2008.

Ontem o INE divulgou a segunda notificação do procedimento dos défices excessivos, onde baixava a previsão de défice para este ano de 3,6% para 3,3%, o equivalente a 5,3 mil milhões de euros.

PUB

Com esta redução, o instituto alinha-se com a perspectiva do próprio Governo, que, na última comunicação a Bruxelas, prevê ainda colocar o défice orçamental abaixo do limite de 3% já no ano que vem, cumprindo assim a meta do Pacto de Estabilidade e Crescimento (PEC).

O INE revela também na sua previsão que a dívida pública deverá situar-se em 105 mil milhões de euros este ano, o equivalente a 64,8% do PIB, sem qualquer variação face ao ano passado.

Assim, o ministro regista que «o reporte mantém os valores do défice de 2005 e 2006, bem como a previsão de 3,3% para este ano. Congratula-se ainda com o facto de, segundo as estimativas constantes do reporte, tudo indicar que a dívida pública não irá subir», disse fonte oficial das Finanças à «Agência Financeira».

Na despesa, ressalta da previsão do INE um corte do investimento público para este ano, para 3,349 mil milhões de euros.

Mas o Ministério das Finanças explica que «o reporte, como é evidente, inclui estimativas e a informação que dele consta não é ainda a final, até porque existe informação já relativa a Setembro que não está ainda inserida, dada a necessidade de cumprir os prazos de entrega do reporte. Além disso, como é normal, precisamente por esse facto, há possibilidade de completar a informação do reporte durante um determinado prazo. E até ao Orçamento, essa informação relativa à formação bruta de capital fixo será divulgada e enviada», garantiu.

PUB

Relacionados

Últimas