Já fez LIKE no TVI Notícias?

Futebol finta crise e cresce mil milhões

Relacionados

Clubes deverão continuar a aumentar as receitas

O mercado europeu de futebol cresceu mil milhões de euros para 14,6 mil milhões de euros nos anos de 2007/08.

Segundo o comunicado da Delloitte que divulgou o seu estudo «Annual Review of Football Finance 2009», a situação deve-se, maioritariamente, ao aumento de 700 milhões de euros nas receitas das «cinco grandes» ligas europeias para 7,7 mil milhões de euros, e ao campeonato da UEFA Euro 2008.

PUB

O aumento das receitas em 2007/08 foi maioritariamente utilizado em salários e transferências de jogadores. Os custos salariais das «cinco grandes» ligas aumentou de 588 milhões de euros (14%) para 4,8 mil milhões de euros, com todos os cinco grandes a experimentarem um crescimento significativo.

A Premier League inglesa reforçou a posição de maior geradora de receitas no mundo do futebol, com novos e melhorados acordos de radiodifusão. Os clubes ingleses geraram receitas de 2,4 mil milhões de euros nos anos de 2007/08 (um aumento de 26 por cento em libras estrelinas), e alargaram o fosso que os separa dos rivais para mais de mil milhões de euros, apesar da depreciação de 15% da libra esterlina face ao euro.

Com este sinal da resistência do futebol à desaceleração económica, a Deloitte espera que os principais clubes europeus continuem a aumentar as suas receitas nos anos de 2008/09 e 2009/10, embora a um ritmo mais lento.

PUB

Relacionados

Últimas