Já fez LIKE no TVI Notícias?

Governo investe 1,8 milhões para captar cimeira de turismo

Relacionados

O Governo português investiu cerca de 1,8 milhões de euros para captar para Lisboa a realização da VII Cimeira do WTTC, organização que reúne os mais representativos empresários mundiais do turismo, afirmou o presidente do Turismo de Portugal.

Em declarações à agência «Lusa», Luís Patrão explicou que foi pago um fee (comissão) de 1 milhão de dólares (cerca de 800 mil euros) à WTTC, «contemplando compromissos expressos no caderno de encargos, assumidos na candidatura».

O montante restante destina-se a despesas de organização, instalações, transportes, logística, apoio e divulgação.

PUB

O responsável faz questão de frisar que decisivo para ganhar face às propostas concorrentes da Espanha, Grécia, Dubai e China foi o trabalho desenvolvido pelo secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade, e pelos representantes do Turismo de Portugal, em Washington, na última cimeira da WTTC, em 2006.

Realçados são também os contributos dos quatro empresários portugueses que integram os corpos sociais da WTTC, André Jordan, o primeiro a ser membro da organização, Manuel Fernando Espírito Santo, Dionísio Pestana e Fernando Pinto (presidente da TAP).

Aliás, já é a terceira vez que a WTTC escolhe Portugal para fazer a sua cimeira anual, mas os dois últimos encontros realizaram-se no Algarve.

Tal como André Jordan, o empresário Manuel Fernando Espírito Santo não quis deixar de afirmar que «a escolha de Portugal para a realização desta cimeira é já de si demonstrativa da importância em Portugal do turismo e demonstrativa da experiência na organização destes importantes eventos mundiais».

PUB

Esta quinta-feira, em Lisboa, na cerimónia de apresentação da Cimeira, o presidente da organização, Jean-Claude Baumgarten recordou o último evento, após os atentados de 11 Setembro, em Vilamoura, quando o turismo atravessava uma grave crise.

E fez questão de frisar a receptividade e abertura, tanto do governo da altura, como das entidades do Algarve.

Quando questionado acerca da razão que fez a organização optar por Lisboa, Jean-Claude Baumgarten não hesita em falar da «agressividade» da proposta portuguesa, mas também dos contactos pessoais de André Jordan, do embaixador de Portugal nos EUA e dos responsáveis governamentais. Além disso, «Lisboa oferece-nos o que precisamos e gostamos muito de Portugal», frisou.

A VII Cimeira da WTTC realiza-se sexta-feira e sábado, em Lisboa, e vai reunir cerca de 700 participantes, entre empresários e governantes de todo o mundo, para analisar a forma de gerir o crescimento acentuado que o turismo tem registado nos últimos anos em articulação com outras áreas como a criação de emprego, os transportes ou o ambiente.

PUB

Relacionados

Últimas