Já fez LIKE no TVI Notícias?

Greve geral da função pública marcada para 30 de Novembro

Relacionados

Os sindicatos da função pública convocaram uma greve do sector para dia 30 de Novembro.

As três estruturas sindicais da função pública, FESAP, STE (afectos à UGT) e Frente comum (afecta à CGTP) anunciaram a decisão em conferência de imprensa esta tarde.

A paralisação tinha já sido anunciada pela Frente Comum, que só não tinha marcado data porque queria contactar as restantes estruturas, para saber se as mesmas também pretendiam aderir.

PUB

Depois de ontem, nas negociações com os sindicatos, o Ministério das Finanças ter mantido a proposta de aumento salarial de 2,1% para 2008, os sindicatos reuniram-se hoje e decidiram unir-se nas formas de luta.

Além dos baixos aumentos salariais, que os sindicatos consideram não repor o poder de compra perdido pelos funcionários públicos nos últimos anos, estão também na base da greve as novas regras de aposentação e da mobilidade, entre outros aspectos da Reforma da Administração Pública.

Posteriormente, numa carta aberta ao ministro das Finanças, a FESAP diz que decidiu «condicionar a sua

participação em qualquer processo negocial, à demonstração efectiva de vontade negocial por parte do Governo e ao cumprimento dos compromissos recentemente assumidos».

«A FESAP alterará a sua posição na justa medida em que o Governo alterar a sua postura intransigente e se, num curto espaço de tempo, definir a calendarização e a apresentação para negociação dos respectivos projectos de

diploma», acrescenta.

A FESAP conclui dizendo que «fica a aguardar por uma resposta do Governo relativamente às questões solicitadas em especial na fixação de um calendário negocial sobre as matérias referidas».

PUB

Relacionados

Últimas