Já fez LIKE no TVI Notícias?

OE2009: ajudar sector financeiro é importante para toda a economia

Relacionados

Falta de financiamento e de actividade empresarial pode colocar em causa receitas públicas

Os apoios estatais ao sector financeiro, como as garantias de 20 mil milhões de euros para o financiamento junto a outras instituições no exterior, são fundamentais para garantir que toda a economia continua a funcionar, disse o ministro de Estado e das Finanças, Fernando Teixeira dos Santos, em entrevista à «SIC Notícias».

O governante reiterou que o sistema financeiro nacional «está sólido, é capaz de resistir» e garantiu que «o Governo está atento para agir» caso surja qualquer problema.

PUB

E esclareceu que é importante manter os bancos em boa situação de liquidez, para que não falte financiamento às empresas portuguesas, para que estas continuem a operar e a crescer, a financiar os seus investimentos, os seus projectos, e também para se concretizarem os projectos estatais, ou seja, as obras públicas.

«A Administração Pública não pode ver perigar a regularidade das receitas por causa disto», disse, adiantando que é importante manter o sector financeiro saudável e garantir o «financiamento das empresas de forma regular e evitar esse tipo de problemas».

O ministro reiterou ainda a importância das grandes obras públicas anunciadas, recusando a ideia de adiar algumas delas devido à crise. Teixeira dos Santos lembrou, mais uma vez, que estes projectos, como o TGV e o novo aeroporto «foram os seleccionados entre muitos possíveis, com co-financiamento do Banco Europeu de Investimento (BEI), que é uma entidade de grande rigor, que só financia projectos viáveis e com garantias de retorno».

Para que isto se realize, sublinhou, é necessário financiamento e que o sector financeiro seja capaz de responder às necessidades.

PUB

Relacionados

Últimas