Já fez LIKE no TVI Notícias?

Portugueses com expectativas mais baixas de sempre

Relacionados

Mulheres continuam mais pessimistas

Os portugueses atingiram em Maio um mínimo histórico ao nível das suas expectativas face à evolução da economia nacional e pessoal, de acordo com os resultados do Barómetro Político da Marktest.

O valor do índice de expectativa foi o mais baixo de sempre nos 20,6 por cento, mostrando como o pessimismo acentuado tomou conta da população. Este valor significou uma quebra mensal de 33,8% e uma quebra homóloga de 50,8%.

PUB

A população feminina continua a ser mais pessimista do que a masculina (19% e 22,3%, respectivamente).

«Observando os resultados segundo a estrutura etária dos inquiridos, verifica-se que a população mais jovem (entre os 18 e os 34 anos), apesar da quebra mensal de 33,3%, mantém-se como a menos pessimista, com um índice de 30%», adianta a Marktest.

Quebra maior foi no Interior Norte

Já os inquiridos com idade entre os 35 e os 54 anos alcançaram um índice de 17% e a população mais idosa (com mais de 55 anos) não foi além de 15%-o valor mais baixo de todos os segmentos em análise.

Nas diferentes Regiões Marktest observou-se igualmente uma quebra do índice, sobretudo no Interior Norte, onde a quebra mensal foi de 44,9%. A expectativa nesta região foi também a mais baixa do Continente: 16,4%, seguido de perto pela região Sul, com 16,6%. Na Grande Lisboa o índice alcançou 21,2% e no Litoral Norte 22,9%. Os valores mais elevados registaram-se no Litoral Centro e no Grande Porto, com índices de expectativa de 23,3% e 23,5%, respectivamente.

Quanto às intenções de voto, os inquiridos que pensam votar no PS nas legislativas continuam menos pessimistas com um índice de 37% em Maio. Contudo este valor significou uma quebra de 26,7% face a Abril. Entre os eleitores cuja intenção de voto é PSD, o índice não vai além dos 21%, tendo registado uma quebra mensal de 26,4%.

PUB

Relacionados

Últimas