Já fez LIKE no TVI Notícias?

Portugueses gastam até 215 euros por mês em energia

Relacionados

Os portugueses gastam em energia entre 130 a 215 euros por mês do seu orçamento mensal.

Os dados são de um estudo da Deloitte, «A Energia em Portugal», para a Associação Portuguesa de Energia (APE) com o objectivo de analisar a percepção dos consumidores domésticos e empresariais.

A consultora concluiu que os consumidores estão pouco informados sobre o sector, a maioria das empresas nunca mudou de fornecedor por desconhecer a alternativa, e responsabilizam a liberalização do sector dos Derivados Líquidos de Petróleo (DLP) pelo aumento dos combustíveis.

PUB

Considerando o conjunto das três energias (electricidade, gás e DLP), a maioria dos inquiridos gasta mensalmente entre 130 e 215 euros, com gastos entre os 31 e 60 euros para a electricidade, 15 a 30 euros para o gás e 76 a 125 euros noutros combustíveis.

Considerando o contexto empresarial, o consumo dos tipos de energia em análise é relativamente semelhante, verificando-se maior consumo de DLP nas indústrias e menor consumo de gás na maior parte das empresas inquiridas. Os consumos de energia na maioria das empresas representam até 12,5% dos custos totais.

Ao nível da utilização da energia eléctrica pelos consumidores domésticos, a consultora concluiu que esta é consumida pela quase totalidade dos inquiridos e os Derivados Líquidos de Petróleo (DLP) por cerca de 80%. Cerca de 44% dos inquiridos consome gás de botija, contra 41% de utilizadores de gás natural.

Domésticos preocupados em poupar energia, ao contrário das empresas

A maioria dos consumidores domésticos expressa hábitos de poupança de energia frequentes e concordam com a implementação de acções para poupança de energia.

PUB

No que diz respeito às empresas, a maioria significativa não implementa programas de gestão de energia, 11% possui este tipo de programas, verificando-se um maior esforço no sector industrial, em que este valor ascende aos 21%.

Apenas 34% das empresas disposta a apostar nas renováveis

A maioria dos consumidores domésticos expressa a aposta em energias renováveis, sendo que 53% estariam dispostos a suportar aumentos de preço, derivado do reforço da capacidade de produção de energia eléctrica através de fontes de energia renováveis.

Cerca de 60% das empresas tem conhecimento de compromissos assumidos por Portugal para a redução de emissões poluentes, mas apenas 34% está disposta a pagar mais para aumentar a aposta em energias renováveis, sendo que destas, cerca de 90% não pagaria mais que 10% face ao preço actual da energia.

O estudo foi elaborado com base num inquérito junto de 2001 consumidores domésticos e 398 consumidores empresariais.

PUB

Relacionados

Últimas