Já fez LIKE no TVI Notícias?

Consolidação do sector da banca na Europa com 700 aquisições

Relacionados

Um estudo da consultora Deloitte indica que, nos próximos quatro anos, 700 bancos serão alvo de aquisições ou fusões na Europa.

Isto a par do surgimento de fornecedores pan-europeus de produtos e serviços na banca de retalho.

«Temos razões para crer que se iniciou de facto o processo há muito esperado de consolidação transnacional» na Europa, conclui o estudo, coordenado por Christopher Gentle, e apresentado hoje numa conferência na Ordem dos Economistas.

PUB

A experiência já vivida nos Estados Unidos serve de modelo e fornece os contornos futuros da consolidação europeia, prevendo-se «a aquisição de aproximadamente 700 bancos ao longo dos próximos quatro anos», caminhando-se para um pequeno número de grandes bancos de retalho e bancos de menor dimensão, locais e especializados em nichos de mercado.

O estudo «Um novo campo de jogo: o emergir de bancos de retalho pan-europeus através de fusões e aquisições transfronteiriças» prevê que os lucros da banca continuem a crescer a um ritmo elevado, os actores do mercado vão lutar pela supremacia e as barreiras transfronteiriças quebram-se, com a harmonização de leis e diminuição do nacionalismo.

No final deste ano, os bancos europeus terão acumulado 74 mil milhões de euros de excesso de liquidez, indica o relatório da Deloitte Research.

Futuros lucros devem registar crescimento de 32%

«Os prémios que os accionistas estão actualmente a pagar sugerem que eles esperam que os futuros lucros registem um crescimento de 32%», num cenário até 2010, comenta no estudo o responsável dos serviços financeiros da Deloitte, Russel Collins.

PUB

Uma pressão que leva os gestores a procurar oportunidades de crescimento que ultrapassem os 110,0%, escassas na maioria dos mercados europeus, a menos que seja através de fusões e aquisições, indica o estudo.

Oito dos 12 negócios de fusões ocorreram na banca de retalho

«Está preparado o cenário para uma enorme actividade», considera Collins, e a transformação já começou: nos dois últimos anos, oito dos 12 grandes negócios de fusões e aquisições (M&A) transfronteiriços ocorreram na banca de retalho, recorda o estudo.

A transformação da marca Zaragozano para Barklays, em Espanha, e a intervenção da Comissão Europeia para «travar» o envolvimento das autoridades italianas na aquisição do Banco Antonveneta são apontados como exemplos da queda de barreiras políticas e culturais.

Havia uma «certa hostilidade por parte tanto de clientes como das entidades reguladores» que está a desaparecer, conclui o estudo da Deloitte, que acredita que o sector financeiro entrou mesmo numa fase nova e sem precedentes.

PUB

Relacionados

Últimas