Já fez LIKE no TVI Notícias?

Moody`s avisa: precisamos plano credível para reduzir défice

Relacionados

Agência diz que vai dar o benefício da dúvida a Portugal

Numa primeira reacção à proposta de Orçamento do Estado para 2010, a agência Moody`s refere que o valor inesperado do défice relativo a 2009, bem como a projecção de uma dívida pública acima dos 85% do PIB, mostram uma «nova erosão da sustentabilidade do endividamento» português.

A partir de agora, o Governo não pode continuar a ser classificado «como tendo uma dívida relativamente baixa».

PUB

S&P adia «rating» à espera dos esforços de Portugal

No entanto, antes de tomar uma decisão sobre a eventual redução da notação de risco da dívida portuguesa, a agência diz que vai esperar pelo novo programa de estabilidade e crescimento.

Até lá, a Moody`s afirma que vai dar o benefício da dúvida a Portugal e concede que o Governo português já «deu mostras no passado» de que é capaz de fazer consolidação orçamental.

Note-se que, já esta semana, outra agência de notação financeira, a Fitch, avisou que o mais provável é que o rating da dívida portuguesa venha a ser cortado.

Em declarações à Reuters, o director da agência, Douglas Renwick explicou que a Fitch mantém o alerta negativo para a dívida pública nacional, «com um corte a ser mais provável do que a manutenção depois de ter sido conhecida a estimativa governamental muito superior ao esperado do défice de 2009.

PUB

Relacionados

Últimas