Já fez LIKE no TVI Notícias?

Bancos: segurança nos Multibancos reforçada

Relacionados

Medidas de prevenção travam número de ataques concretizados

Os bancos, em associação com a SIBS, vão alargar a instalação do sistema de tintagem de notas na rede de caixas automáticas Multibanco (MB), permitindo assim reforçar a segurança.

«A medida de segurança vai ser adoptada face à eficácia verificada na redução da taxa de ataques concretizados aos MB no último ano e meio», justifica a SIBS em comunicado.

PUB

De acordo com a mesma, embora se tenha verificado um aumento significativo do número de ataques aos MB nos últimos dois anos, que se traduz em 121 ataques em 2007 e 152 em 2008, as medidas de prevenção adoptadas por parte dos bancos e da SIBS, combinadas com a acção da Polícia Judiciária e de outras forças de segurança, permitiram reduzir a taxa de ataques concretizados de 45 para 37 por cento.

No entanto, é de salientar que a rede aumentou a dimensão de aproximadamente 12 mil em 2007 para 13 mil MB em 2008. De Janeiro a Abril 2009, manteve-se esta tendência, que se traduz em 59 ataques dos quais apenas 18 foram concretizados, o que representa uma descida na taxa de ataques concretizados para 31 por cento.

«As medidas de prevenção introduzidas pela SIBS e pelos Bancos têm-se relevado bastante dissuasoras da prática deste tipo de ataques, pelo que acreditamos que o alargamento do sistema de tintagem, conjugado com o esforço investigatório da Polícia Judiciária e com a adopção de medidas de prevenção e policiamento desenvolvidas pelas várias forças de segurança, irá continuar a contribuir em grande parte para a redução do número de ataques», diz o responsável da directoria de Lisboa e Vale do Tejo da Polícia Judiciária, José Braz.

De referir que o sistema de tintagem de notas é um sistema electrónico que permite manchar com tinta as notas dos MB em caso de tentativa de roubo. O sistema encontra-se sempre operacional, mesmo que a caixa multibanco esteja desligada ou sem energia e reage instantaneamente em caso de ataque.

PUB

Relacionados

Últimas