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Estudo defende vantagens do Poceirão para aeroporto da Ota

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Um estudo preliminar feito pelo especialista em transportes José Manuel Viegas conclui que o impacto ambiental do novo aeroporto será menor se este for construído no Poceirão, mas a Naer diz que esta «sugestão» não tem «fundamentação em estudos técnicos».

O estudo, a que a «Lusa» teve hoje acesso, propõe que o novo aeroporto seja construído no Poceirão, freguesia situada na margem sul do Tejo, por esta localização oferecer vantagens ambientais e de comunicações, relativamente à Ota.

São identificados quatro atributos favoráveis: localização em terrenos de «orografia suave, sem restrições especiais de protecção ambiental e com reduzida presença de sobreiros»; estar «mais afastado» do que Rio Frio das zonas húmidas do Tejo e do Sado, o que diminui «riscos de interferência com a fauna avícola»; proximidade ao traçado previsto para a linha de Alta Velocidade Ferroviária Lisboa ¿ Madrid.

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Já a Naer, empresa do novo aeroporto, reagiu às conclusões deste estudo afirmando que «as localizações divulgadas configuram meras sugestões, sem qualquer fundamentação em estudos técnicos, mas apenas em documentos muito preliminares», assegurando que «as condições geo-estruturais da Ota são mais favoráveis que as da zona de Rio Frio».

As condições meteorológicas, o «trânsito de aves na vizinhança da infra-estrutura ou a existência de infra-estruturas aeronáuticas militares» são os argumentos a favor da localização na Ota invocados pela Naer.

No estudo, datado de Janeiro de 2006 e agora divulgado, José Manuel Viegas afirma que escolha do «sítio da Ota resulta mais de debilidades dos sítios alternativos que do reconhecimento de virtudes significativas do próprio» local.

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