Já fez LIKE no TVI Notícias?

Sócrates quer programa europeu inspirado no «Novas Oportunidades»

Relacionados

O primeiro-ministro apresentou esta segunda-feira um programa europeu inspirado no português «Novas Oportunidades».

«Acreditamos na força das qualificações no emprego, não só para Portugal como para a Europa», disse José Sócrates esta terça-feira durante o anúncio do programa «New Skills for New Jobs», que a presidência portuguesa da União Europeia vai apoiar no novo ciclo da Estratégia de Lisboa.

«Trata-se de apoiar jovens e adultos, homens e mulheres, promovendo orientação profissional a partir de uma rede europeia» que vai identificar empregos e qualificações necessárias, sublinhou o primeiro-ministro na conferência «Emprego na Europa: Perspectivas e Prioridades», que decorre em Lisboa.

PUB

O projecto «New Skills for New Jobs» («Novas Qualificações para Novos Empregos») vai permitir «validar e capitalizar experiências já adquiridas e dar as qualificações que faltam», acrescentou José Sócrates.

Já sobre o programa «Novas Oportunidades», o primeiro-ministro voltou a destacar o número de portugueses que, «ao mesmo tempo que trabalham, arranjam tempo para investir em novas qualificações»: no total, 250 mil inscritos após a abertura do programa. E recordou a ambição do projecto, de ajudar a qualificar 1 milhão de pessoas até 2010.

«É um esforço absolutamente prioritário», sintetizou José Sócrates.

Potencial humano «é vantagem competitiva»

O primeiro-ministro abordou ainda no seu discurso a flexigurança, referindo que o país «precisa de mercado mais adaptáveis e competitivos aos desafios globais».

No entanto, o foco da intervenção desta conferência inserida na presidência portuguesa da União Europeia foi mesmo o das qualificações: «Além da protecção social, diálogo e da flexibilidade, creio que uma dimensão da nossa estratégia tem de ser o investimento nas qualificações», disse José Sócrates.

«O potencial humano é a nossa vantagem competitiva. Queremos proporcionar às pessoas melhores oportunidades», acrescentou.

PUB

Relacionados

Últimas