Já fez LIKE no TVI Notícias?

«Estudos sobre TGV não me convencem muito»

Relacionados

Silva Lopes considera acertada a decisão do Governo de adiar a alta velocidade

«O Governo já decidiu, e muito bem, adiar isto (TGV)». Silva Lopes, ex-ministro das Finanças, aconselhou agora o Executivo «a olhar melhor para a parte da análise técnica destes projectos. O Governo diz que há estudos mas aqueles que eu conheço não me convencem muito».

À margem do colóquio «A Moderna Gestão Financeira Pública: Uma Resposta à Crise Económica», que decorre esta sexta-feira em Lisboa no âmbito das comemorações dos 160 do Tribunal de Contas, o economista defendeu ainda a criação de organismo independente que analise os custos e os benefícios dos grandes investimentos, de forma mais profunda e mais técnica.

PUB

«Já tenho defendido há mais tempo que deveria haver no Estado um organismo de análise de custos e benefícios das grandes despesas, para saber em que aspecto é que essas grandes despesas contribuem para a melhoria da competitividade portuguesa a longo prazo ou na conjuntura actual para o combate ao desemprego».

Porque apostar na alta velocidade iria «absorver recursos que estão a faltar para outras cosias» e que, ao serem gastos em equipamentos em França e Espanha, «ficam a faltar para dar emprego a portugueses», o também ex-governador do Banco de Portugal propõe um «análise mais profunda do que até agora [tem sido feito]. Estou convencido que o TGV para o Porto acabará por ser necessário um dia, por agora não me parece que deva absorver recursos que estão a faltar para outras coisas. Temos poucos recursos, e os recursos que gastamos no TGV a comprar máquinas em França ou equipamentos em Espanha ficam a faltar para dar emprego a portugueses».

PUB

Relacionados

Últimas