Já fez LIKE no TVI Notícias?

«Aeroporto do Porto terá ligação ao TGV»

Relacionados

Secretária de Estado dos Transportes assegura que decisão política está tomada

A linha de Alta Velocidade entre Porto e Vigo entrará em serviço em 2013, segundo as previsões do Estado, e existe o compromisso político de se estabelecer uma ligação ao Aeroporto Francisco Sá Carneiro, só não se sabe quando e como, segundo reconheceu a secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino, que esteve no Porto esta quarta-feira para esclarecer isto mesmo.

«Existem três linhas de alta velocidade definidas, entre Porto e Vigo, entre Lisboa e Madrid e entre o Porto e Lisboa, sendo que as duas primeiras estarão prontas em 2013 e a última só em 2015. Resultam de compromissos do Estado a nível internacional e que terão de ser cumpridas, tendo já financiamento garantido», frisou.

PUB

A ligação ao aeroporto também existirá, mas essa decisão só será tomada quando estiverem concluídos os estudos de engenharia. «Este Governo já definiu que existirá uma ligação do aeroporto à linha de alta velocidade, é uma decisão política incontornável, mas o que está em causa é saber quando é que é possível fazê-lo fisicamente. Não é possível concluir tudo ao mesmo tempo, por isso a RAVE está a efectuar os estudos necessários», acrescentou, referindo que existem duas hipóteses:

«Ligação directa entre a estação de Campanhã e o aeroporto, quase sempre em túnel, que deverá ascender aos 600 milhões de euros e que favorecerá a zona mais a sul; ou uma ligação a Nine, com uma variante, que favorecerá o norte. Poderá ainda haver uma via transversal à linha, um pouco a norte de Campanhã».

Uma coisa é certa, «a decisão não será tomada em nenhum gabinete político, mas a nível de engenharia, sendo que a partir do momento em que houver uma definição do nível de investimento terá de serão analisados os aspectos económicos, ambientais e financeiros», frisou a secretária de Estados dos Transportes durante um debate público intitulado «O futuro do aeroporto do Porto: rede ferroviária e modelo de gestão», realizado por iniciativa da Junta Metropolitana do Porto.

PUB

Rui Rio: «Por mim é já»

Grande parte das declarações de Ana Paula Vitorino foram proferidas aos jornalistas momentos antes do início da reunião, o que levou Rui Rio a afirmar: «Ainda a reunião não começou e já estamos a ganhar».

Confiante, o presidente da Câmara do Porto, assumiu a sua apreensão apenas em relação ao timing de execução do projecto. «O que é fundamental é que haja uma ligação ao TGV entre o Porto e Vigo e é isso que nos interessa discutir e definir. Ainda não se sabe como, mas para mim é mesmo importante que passe por lá. Quanto ao timing, penso que deve ser definido já, deixando-se para depois a forma como se vai fazer».

Já durante a reunião, Rio lembrou que «este foi o melhor ano em termos turísticos para a Área Metropolitana do Porto e nesse aspecto foi fundamental a entrada das linhas low-cost no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, por isso não podemos deixar de frisar a importância desta estrutura na região».

A secretária de Estados dos Transportes aproveitou, ainda, para explicar que o Porto de Leixões é uma das outras estruturas essenciais para a região e por isso também poderá ter uma ligação à Alta Velocidade no futuro. O objectivo é «fazer do porto de Leixões o mais importante no noroeste peninsular e diga-se de passagem que já está no bom caminho».

PUB

Relacionados

Últimas