Já fez LIKE no TVI Notícias?

REN: moradores de Sintra satisfeitos

Relacionados

Com encerramento da linha de muito alta tensão Fanhões-Trajouce

O movimento de moradores e a presidente da junta de freguesia de Monte Abraão ficaram satisfeitos com encerramento da linha de muito alta tensão Fanhões-Trajouce, anunciado esta terça-feira pela Redes Energéticas Nacionais (REN), escreve a Lusa.

«Estou felicíssima. Finalmente cumprem ordem do tribunal», disse à Lusa a presidente da Junta de Freguesia de Monte Abraão, Fátima Campos, a principal impulsionadora do processo que levou à suspensão do transporte de energia na linha de muito alta tensão.

PUB

A Redes Energéticas Nacionais (REN) anunciou que irá desligar a linha de muito alta tensão Fanhões-Trajouce, depois do Tribunal Constitucional ter recusado apreciar um recurso da empresa onde alegava inconstitucionalidades na decisão do Tribunal Central Administrativo do Sul que ordenou a suspensão do transporte de energia nesta linha.

O membro do Movimento Cívico de Sintra contra a linha de muito alta tensão, Paulo Lopes, congratulou-se com esta medida e defendeu que a «REN deve começar a enterrar a linha».

«Esta decisão vai obrigar a REN e o ministro da Economia a tomar a decisão de enterrar a linha o quanto antes», afirmou.

Na quinta-feira o ministro da Economia, Manuel Pinho, adiantou que a linha de muito alta tensão Fanhões-Trajouce será enterrada, numa operação suportada pela autarquia de Sintra.

«Entendemos nomear uma comissão tripartida que envolva a REN, a Câmara de Sintra e os moradores de forma a identificar um traçado que permita enterrar essa linha», disse Manuel Pinho.

O ministro adiantou que a data para o arranque das obras será Março de 2008.

Paulo Lopes afirmou não acreditar nesta data visto que «o enterramento da linha só irá começar quando arrancarem as obras do túnel da circular nascente/poente ao Cacém, nunca antes do final de 2008».

PUB

Relacionados

Últimas