Já fez LIKE no TVI Notícias?

Silves: REN confirma alteração do traçado

Relacionados

E manda suspender obras que estão a decorrer na zona de Vale Fuzeiros

A REN anunciou esta sexta-feira a suspensão das obras de construção da linha de muita alta tensão, na zona de Vale Fuzeiros, concelho de Silves, numa decisão que confirma a promessa feita pelo ministro da Economia, escreve a Lusa.

O comunicado da REN (Redes Energéticas Nacionais), surge na sequência das declarações feitas, quinta-feira passada, pelo ministro da Economia e da Inovação, Manuel Pinho, em que afirmou que já havia uma alternativa para o traçado da linha de muito alta tensão entre Portimão e Tunes.

PUB

Como consequência, a REN suspendeu as obras e «retomou o estudo de uma alternativa, contornando por norte Vale Fuzeiros», no concelho de Silves, explicou a empresa.

Esta alternativa «foi apresentada aos serviços municipais de Silves», e aguarda a emissão de uma Declaração de Impacto Ambiental, através do Ministério do Ambiente e de Ordenamento do Território.

No entanto, a empresa sustenta que «a alternativa defendida por parte da população local [de Vale Fuzeiros], entra na Rede Natura 2000», pelo que não vai propor o trajecto, já que existe a possibilidade de a sua legalidade ser questionada a nível comunitário.

Mas a REN mostra-se «disponível para outra solução mais próxima do que pretende a população, isto se o Ministério do Ambiente a aceitar».

Perto de uma centena de moradores de Vale Fuzeiros, e do Concelho de Silves, manifestaram-se na Quinta-Feira passada perto do Ministério da Economia e da Inovação, em Lisboa.

Os manifestantes exigiam a alteração do traçado da linha de muita alta tensão Portimão-Tunes, já que passava, ao longo de um corredor de 40 quilómetros, junto de suas casas, exigindo assim que o traçado fosse alterado para uma linha mais a norte.

PUB

Relacionados

Últimas